Análise do dimensionamento de um pavimento asfáltico pelo Método do DNER e o Método de Dimensionamento Nacional com orçamentação pelo Novo SICRO
Resumo
Tendo em vista que o método de dimensionamento mais utilizado no Brasil atualmente é de caráter empírico e, muitas vezes, considera diversas simplificações e gera resultados errôneos, mostrou-se necessária a busca por um novo método de dimensionamento que gerasse respostas confiáveis. Nesse sentido, iniciou-se o estudo da metodologia empírico-mecanicista, que leva em conta o comportamento da estrutura ao longo de sua vida útil. Com base nessa metodologia, desenvolveu-se o Método de Dimensionamento Nacional, materializado em um software denominado MeDiNa, que foi apresentado em 2017 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ainda em 2017, o DNIT divulgou o Novo Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO), um sistema de composição de custos com o intuito de aprimorar e facilitar a orçamentação. Considerando esses importantes avanços tecnológicos na área e com o objetivo de dar continuidade ao trabalho realizado nas disciplinas de Rodovias I e II, este estudo buscou analisar e comparar os dois métodos de dimensionamento para, então, orçar as estruturas pelo Novo SICRO. Para tanto, em primeiro lugar, determinou-se duas alternativas de estruturas e, através do Método do DNER e do Método de Dimensionamento Nacional, o pavimento foi dimensionado. Então, foram realizados os orçamentos das alternativas para a estrutura do pavimento mediante o Novo SICRO. Por fim, elaborou-se uma análise de sensibilidade através da variação do período de projeto e do nível de confiabilidade. Por meio dessa análise, concluiu-se que o custo por N por quilômetro implantado é inversamente proporcional ao período de projeto e que, para uma mesma duração desse, a área trincada no pavimento é proporcional à confiabilidade. De forma geral, entende-se que o método empírico-mecanicista reduz o desperdício de materiais e, consequentemente, de recursos públicos, visto que possibilita um dimensionamento mais coerente ao necessário para o tráfego imposto.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [302]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: