Desempenho e emissões de um motor agrícola ciclo diesel utilizando misturas de óleo diesel, biodiesel e etanol
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Data
2021-01-29Primeiro membro da banca
Bertollo, Gilvan Moisés
Segundo membro da banca
Mongorrón, Heliodoro Francisco Catalán
Terceiro membro da banca
Werner, Valmir
Quarto membro da banca
Boller, Walter
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Misturas de óleo Diesel mineral, biodiesel e etanol formam estratégias de substituição parcial do combustível de origem fóssil, aplicáveis em motores de ignição por compressão, sem a necessidade de grandes adaptações. Neste trabalho foram realizadas duas análises bibliométricas, sobre a utilização de misturas de: óleo Diesel e etanol (D:E) e óleo Diesel, biodiesel e etanol (D:B:E), em motores com gerenciamento eletrônico da injeção e sistema de tratamento de gases com válvula EGR. Além disso, realizaram-se avaliações experimentais em um motor de trator agrícola de ignição por compressão, multi-cilíndrico, turboalimentado com aftercooler, com gerenciamento eletrônico da injeção e sistema de tratamento de gases EGR. Foram utilizados óleo Diesel de baixo (BS10 -10 ppm) e alto teor de enxofre (BS500 – 500 ppm), com 10% de biodiesel em sua constituição, em misturas com concentrações de 5%, 10%, 15% e 20% de etanol anidro aditivado, totalizando oito combustíveis em mistura e duas condições de referência (sem etanol). Foram avaliados os valores médios e máximos dos parâmetros de desempenho do motor, o consumo de combustível e as emissões de gases CO, HC, NOX, HC + NOX e MP segundo a norma ABNT NBR ISO 8178-4. Os resultados encontrados na bibliografia demonstram que somente o aumento do consumo específico de combustível e a redução das emissões de MP ocorrem para a maioria dos trabalhos publicados com misturas D:E. Já os resultados das misturas de D:B:E, demonstram que ocorreu o aumento do consumo específico de combustível, aumento das emissões de CO e HC (principalmente em baixas e médias cargas), e a diminuição das emissões de NOX e MP. No ensaio dinamométrico de desempenho do trator do presente estudo, com o incremento das concentrações de etanol constatou-se a diminuição do torque e potência, e aumento dos consumos horários e específicos para ambos os combustíveis (BS10 e BS500). As exceções ocorreram para o BS500 com 5% de etanol, que apresentou resultados 0,62% superiores para torque e 0,57% para potência, em relação ao BS500 puro, e também para o consumo específico de combustível, onde BS10 e BS500 puros não apresentaram diferença para a concentração de 5% de etanol. Para o desempenho máximo do motor, também foram constatados a diminuição do desempenho do torque máximo e potência máxima com o incremento das concentrações de etanol. Já os resultados do consumo nos modos de operação da ABNT NBR ISO 8178-4, ocorreram de forma distinta dos obtidos no ensaio dinamométrico a plena carga, pois não houve relação direta entre o aumento das concentrações de etanol e o aumento dos consumos horário e específico de combustível. Para as emissões de gases, com o incremento das concentrações de etanol nas misturas ocorreu o aumento das emissões de CO, NOX e HC+NOX, e a redução das emissões de MP. Já as emissões de HC não apresentaram relação direta com o aumento das concentrações de etanol. As emissões de CO e MP não excedem dos valores limites da norma MAR-1, mesmo aos 20% de concentração de etanol, no entanto o HC+NOX teve valor abaixo do limite apenas para os combustíveis sem etanol, com emissões acima do limite com a utilização de etanol.
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