A política de EJA EPT no CTISM: um estudo sobre as transformações vivenciadas na e para além da pandemia
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Data
2021-09-29Primeiro membro da banca
Santos, Simone Valdete dos
Segundo membro da banca
Bonaldo, Deivis Jhones Garlet
Terceiro membro da banca
Wiebusch, Eloisa Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho, “A política de EJA EPT no CTISM: um estudo sobre as transformações vivenciadas na e para além da pandemia”, compõe dissertação de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM-UFSM). Está vinculado à linha de pesquisa LP1: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, no âmbito dos grupos de pesquisa TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. A pesquisa buscou analisar as transformações vivenciadas pelos trabalhadores- estudantes que acessam a política de EJA EPT no CTISM, no período de 2019-2021 e pelos trabalhadores-professores neste contexto e para além dele. Visando alcançar esse objetivo, foram definidos objetivos específicos, quais sejam: contextualizar a historicidade da política de EJA EPT no Brasil e no CTISM; acompanhar as relações de educação e trabalho dos trabalhadores- estudantes do curso Eletromecânica EJA EPT no período de 2019-2021; relatar as transformações dos trabalhadores estudantes do curso Eletromecânica no período 2019-2021, em relação aos desafios de acesso, permanência êxito, incluindo a vivência da pandemia Covid 19; problematizar o trabalho pedagógico e as transformações necessárias na vivência da pandemia. O estudo de caráter qualitativo e dialético teve como sujeitos da pesquisa os trabalhadores-estudantes e os trabalhadores-professores da EJA EPT do CTISM. A busca da resposta ao problema de pesquisa aconteceu por meio da utilização de técnicas de produção de dados bibliográficos, documentais e daqueles resultantes da pesquisa de campo, na qual foram utilizados questionários on-line para estudantes e professores, registros em diário de campo grupos de interlocução com estudantes das três turmas e professores que participaram da pesquisa, de modo a ressignificar os dados produzidos. Para análise dos dados tomamos como base as categorias do método dialético (historicidade, totalidade, contradição e práxis) imbricadas nas categorias de conteúdo (trabalho, estudantes, professores, trabalho pedagógico, pandemia, êxito e transformações). Os resultados desse estudo apontam que as transformações observadas pelos estudantes foram mais no sentido profissional, o que reafirma o que vínhamos defendendo desde o início da pesquisa, da grande influência que o mundo do trabalho opera na vida desses sujeitos. Já as transformações observadas pelos professores em relação aos estudantes foram em sua maioria no sentido pessoal. Portanto, no espaço-tempo da pesquisa foram muitas transformações, sejam no âmbito do mundo do trabalho, na educação e na vivência da pandemia que exigiu que professores e estudantes se autotransformassem para continuar promovendo/acessando os conhecimentos. Também observamos que a realidade pesquisada vem se constituindo como uma instituição que promove o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes por meio de um trabalho pedagógico engajado com a política de direito à educação de jovens e adultos integrada a Educação Profissional.
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