Câncer: qual a percepção da criança sobre seu processo de adoecimento
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Data
2018-05-14Primeiro membro da banca
Coser, Virgínia Maria
Segundo membro da banca
Abaid, Josiane Lieberknecht Wathier
Metadata
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Com objetivo de discutir e compreender as experiências acerca do impacto da comunicação de notícias difíceis em pediatria, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, com crianças em tratamento antineoplásico no serviço de oncologia pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Foi utilizado o critério de saturação dos dados, para delimitação do número de participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada conduzida por eixos norteadores e observação participante. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo. Os princípios éticos foram respeitados, de forma a proteger todos os direitos dos participantes, com formalização da participação por meio de TCLE. O câncer pediátrico desencadeia conflitos familiares, sendo uma situação delicada de ser conduzida, desta maneira a pergunta de pesquisa é: como as crianças compreendem seu processo de adoecimento e o recebimento de notícias difíceis? E a hipótese: As crianças compreendem o seu processo de adoecimento e, em grande parte, o que é receber uma notícia difícil. Este estudo concluiu que, embora muito se discuta acerca de como comunicar ND para crianças, a literatura ainda é escassa no que se refere a esse tema. Nesse estudo certificamos também a capacidade que as crianças na idade incluída, em sua maior parte, sabem que estão doentes, emitem opiniões sobre a qualidade e dificuldade do tratamento, dão sugestões do que pode ser melhorado e de situações que lhes desagradam. Sabem referir sintomas físicos e psicológicos que apresentam, bem como vasto conhecimento acerca de drogas utilizadas e seus efeitos adversos. Assim sendo, acreditamos ter demonstrado com essa pesquisa que as crianças podem e precisam ser ouvidas, incluídas na medida de sua compreensão no processo de CND e nas decisões que incluem seu tratamento, e não somente os pais ou responsáveis, já que evidenciaram em seus relatos que, embora muitas vezes, não haja uma comunicação franca e aberta, percebem e têm conhecimento do que acontece ao seu redor.
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