Estudo da percepção dos clientes de serviços tecnológicos no setor eletroeletrônico brasileiro
Fecha
2021-11-03Primeiro membro da banca
Michelin, Cláudia de Freitas
Segundo membro da banca
Nara, Elpidio Oscar Benitez
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O Brasil é considerado uma das 50 economias mais empreendedores do mundo segundo o relatório do Global Entrepreneurship Research Association (2019/20). E o segmento de serviços destaca-se pelo uso intenso de tecnologias, pela maior empregabilidade do país e pela representatividade na economia de aproximadamente 70% do Produto Interno Bruto. Em decorrência da inovação inserida nos processos comerciais vinculados aos serviços e tecnologias produzidas do setor eletroeletrônico, destacou-se a oportunidade de mercado para a realização de serviços especializados, voltados principalmente às áreas de energia elétrica. As fontes de energias renováveis estão em crescente expansão, devido ao desenvolvimento da tecnologia cada vez mais acelerado, a melhoria dos padrões de vida e ao contínuo crescimento populacional nos países em desenvolvimento, que acarretam no aumento na demanda energética. Dada complexidade deste mercado com alta tecnologia, apresenta-se o desafio de reorganizar as empresas de forma estratégica, onde além da competição de preços, seja construído um relacionamento e conexões com os consumidores dos serviços. Diante isso, identificou-se a necessidade de compreender o olhar do cliente sobre o serviço prestado no contexto tecnológico do setor eletroeletrônico brasileiro, o que direciona à seguinte problemática desta pesquisa: Quais os fatores importantes na percepção dos clientes para a contratação de serviços tecnológicos de ensaios em inversores fotovoltaicos conectados à rede, realizados no Brasil? E, desta forma, o objetivo deste estudo é identificar e compreender os fatores importantes da percepção do cliente de serviços tecnológicos de ensaios em inversores fotovoltaicos conectados à rede, realizados no Brasil. Para tal, este estudo se utilizou de abordagem quantitativa e qualitativa, natureza aplicada e método indutivo. Primeiramente, realizaram-se revisões da literatura bibliográfica e sistemática, buscando identificar os fatores importantes da percepção de clientes de serviços tecnológicos, bem como situar o cenário do setor eletroeletrônico e de serviço, compreender a percepção dos clientes de serviços e o método de apoio multicritério para a tomada de decisão a ser utilizado. Em segundo momento, parte-se à etapa de aplicação da pesquisa, através do instrumento de coleta aplicado as empresas contratantes de ensaios para certificação de inversores fotovoltaicos conectados à rede, no Brasil. Neste momento é analisada a caracterização dos respondentes e o grau de importância atribuído a cada fator, através do método Analytc Hierarchy Process. Por fim, constatou-se quais os fatores importantes na percepção dos clientes de serviços tecnológicos de ensaios em inversores fotovoltaicos conectados à rede, no Brasil para a contratação de serviços e como o mercado pode utilizar desta informação para fortalecer sua relação com o cliente.
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