“Educação é compromisso, não é viagem”: temáticas para o ensino de história em álbuns musicais nacionais (2017-2019)
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Data
2020-03-19Primeiro membro da banca
Santos, João Manuel Casquinha Malaia
Segundo membro da banca
Benetti, Viviana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa dedicou-se a criar um catálogo de álbuns, singles e EP’s musicais brasileiros lançados entre 2017-2019, que debatem temáticas presentes no ensino de História do Brasil desenvolvido para professores de Ensino Médio da educação básica escolar. O catálogo contém vinte (20) produções nacionais trazidas ao público nos três anos apontados. Através das letras, melodias e capas das obras, buscamos conectar eixos temáticos do ensino de História, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pelas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCN). Tratando-se de um estudo de história do tempo presente no qual de maneira interdisciplinar não só professores de História possam utilizar o catálogo, mas das demais licenciaturas das Ciências Humanas. Majoritariamente formado por obras de rap, e com um álbum de rock, as obras do catálogo que selecionadas tem como objetivo dialogar com as temáticas categorizadas em palavras-chaves: desigualdades sociais; pluralidades: cultural, étnica e religiosa; empoderamento feminino; identidade; escravização/pós-abolição no Brasil e história indígena brasileira. Tanto a discussão teórica debatida quanto o produto desenvolvido, o catálogo, apresentam-se como uma alternativa didática, pois compreende-se a Música como um recurso que pode ser usada nas práticas escolares do ensino de História.
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