A reorganização do trabalho pedagógico na educação infantil no contexto da pandemia: fragmentos de uma vivência
Resumo
Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral “Identificar e discutir os desafios e reestruturações necessárias na prática do trabalho pedagógico na Educação Infantil.” E como objetivos específicos: “Conhecer e discutir as políticas públicas que norteiam o trabalho da Educação Infantil, mais especificamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e, Refletir sobre as implicações de pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil na situação de trabalho remoto.” Compreendendo a complexidade do trabalho pedagógico, buscamos contribuir com as discussões sobre as reorganizações necessárias à docência no modelo de trabalho remoto emergencial. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa, cujos dados foram organizados nas seguintes elementos: Estudo teórico; Contextualização da pesquisa (sujeito/escola); Questionário; e, Análise da pesquisa. Os dados da pesquisa revelam que é possível desenvolver práticas pedagógicas com crianças da Educação Infantil remotamente, sendo preciso transpor alguns desafios e dificuldades, segundo relatos de uma professora do município de Agudo/RS a partir de um questionário. A partir dos dados, conseguirmos identificar que os desafios vivenciados na reorganização da prática pedagógica na Educação Infantil foram: O trabalho remoto reforçou a importância da escola como o espaço especial para aprender, revelando que nenhum trabalho remoto substitui a relação presencial que somente acontece na escola. Destacamos, a importância de ter desenvolvido um questionário com uma das professoras do município de Agudo/RS, pois relatos como estes foram fundamentais para entender o que se passava no processo de reorganização do trabalho no contexto da pandemia. Essas reestruturações mostraram o poder da educação e dos profissionais que nela trabalham, pois, em meio a tantos impossíveis fizeram possíveis ações de aprendizagem, demonstrando seu compromisso com a educação e principalmente com as crianças. O cenário vivido, nos move a continuar lutando e dentro a tantos ataques políticos vividos no ano de 2020, nos quais a educação por vezes foi desconsiderada, o sentimento que fica e a grande aprendizagem é: nós lutaremos, resistiremos e venceremos!
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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