dc.contributor.advisor | Berselli, Marcia | |
dc.creator | Marques, Laís Jacques | |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:37:55Z | |
dc.date.available | 2022-02-15T14:37:55Z | |
dc.date.issued | 2022-02-08 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23652 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Licenciatura em Teatro, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The present work aimed to analyze pedagogical practices carried out in youth detention
centers in Brazil over the last decade. Thus, different methodologies of theatrical works
aimed at the socio-educational system are put into dialogue. Methodologically, the work was
a bibliographic survey (GIL, 2000) that crossed and analyzed the data found from the
collection made in academic search tools. In the analysis, convergences with the author's
repertoire in the field are presented, questioning what reverberates from the theatrical work in
youth detention centers, as well as highlighting the limitations imposed by the restrictive
characteristics of these spaces. As main theoretical references, Michel Foucault (1979; 2012),
Ashley Lucas (2021), Edson Passetti (1987; 2008) and Acácio Augusto (2008; 2013). Finally,
practical and theoretical propositions that facilitate the execution of theatrical work in
Brazilian socio-educational centers are presented. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pedagogias do teatro | por |
dc.subject | Teatro em centros socioeducativos | por |
dc.subject | Metodologias do teatro | por |
dc.subject | Theater pedagogies | eng |
dc.subject | Theater in socio-educational centers | eng |
dc.subject | Theater methodologies | eng |
dc.title | Rotas de fuga: as pedagogias do teatro em centros socioeducativos brasileiros na última década | por |
dc.title.alternative | Escape routes: theater pedagogies in Brazilian socio-educational centers in the last decade | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Teatro | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar práticas pedagógicas realizadas em centros de
internação de jovens no Brasil pela última década. Assim, diferentes metodologias de
trabalhos teatrais voltados para o sistema socioeducativo são colocadas em diálogo.
Metodologicamente, o trabalho tratou-se de um levantamento bibliográfico (GIL, 2000) que
entrecruzou e analisou os dados encontrados a partir de coleta feita em ferramentas de buscas
acadêmicas. Na análise, são apresentadas convergências com o repertório da autora no
campo, problematizando o que reverbera do trabalho teatral nos centros de internação de
jovens, assim como destacando as limitações impostas pelas características restritivas desses
espaços. Como principais referências teóricas, Michel Foucault (1979; 2012), Ashley Lucas
(2021), Edson Passetti (1987; 2008) e Acácio Augusto (2008; 2013). Por fim, proposições
práticas e teóricas que facilitam a efetivação do trabalho teatral em centros socioeducativos
brasileiros são apresentadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |