As matrizes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria: discussões sobre a formação inicial do professor
View/ Open
Date
2021-09-09Primeiro membro da banca
Perlin, Patrícia
Segundo membro da banca
Pozebon, Simone
Terceiro membro da banca
Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação de mestrado refere-se a uma investigação desenvolvida no âmbito da área de concentração
Educação Matemática e da linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos
Filosóficos, Históricos e Epistemológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de
Física da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEMEF/UFSM). A pesquisa tem como objetivo investigar
elementos nas matrizes curriculares do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa
Maria que expressam mudanças na formação inicial de professores ocorridas historicamente. Para contemplar
esse objetivo, este estudo se orientou nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico–Cultural (THC) e naqueles
acerca de currículo e formação inicial de professores. Constituiu-se por meio de investigação teóricobibliográfica
e documental mediante duas etapas principais: 1) levantamento e estudo das Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCN) para formação de professores e para os Cursos de Matemática; e 2) análise das matrizes
curriculares do Curso de Licenciatura em Matemática da UFSM desde sua implementação. Como fonte de
dados, foram utilizadas as Diretrizes Curriculares Nacionais e as matrizes curriculares do Curso implantadas nos
anos de: 1979, 1995, 2001, 2005, 2013 e 2019. A partir da sistematização dos dados, optou-se por analisá-los por
meio de nove categorias, oito delas elencadas nos estudos de Gatti et al. (2008): 1) Fundamentos Teóricos; 2)
Conhecimentos Relativos aos Sistemas Educacionais; 3) Conhecimentos Específicos da Área; 4) Conhecimentos
Específicos para a Docência; 5) Conhecimentos Relativos a Modalidades de Ensino Específicas; 6) Outros
Saberes; 7) Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso; 8) Atividades Complementares e 9) Estágios. Para
tanto, foram levados em consideração os seguintes elementos que compõem as disciplinas das matrizes
curriculares: semestres, nomenclaturas, maior e menor carga horária, diferença entre as cargas horárias,
quantidade de disciplinas ofertadas, carga horária destinada à parte prática e teórica, carga horária total e
ementas. Os resultados obtidos indicam: a drástica diminuição do percentual referente à categoria de
Conhecimentos Específicos da Área, embora ainda concentrem a maior dele; o aumento considerável do
percentual referente aos Conhecimentos Específicos para a Docência e Estágios, indicando que as disciplinas
pertencentes a estas categorias foram ganhando mais atenção no decorrer das reformulações; a inclusão e a
exclusão de diversas disciplinas e a presença de disciplinas relacionadas a outras áreas de conhecimento visando
a uma formação mais ampla. O estudo dos elementos constitutivos das Matrizes Curriculares permitiu
compreender que estas revelam um modelo de formação de um sujeito para exercer uma atividade de ensino
, fazendo parte do processo de humanização, na medida em que expressam os conhecimentos considerados
relevantes para serem apropriados pelo futuro professor. As mudanças ocorridas historicamente na organização
das matrizes do curso estudado foram influenciadas por legislações, aspectos econômicos, políticos e sociais,
determinantes dos modos de pensar de quem as organizava sobre o que seria importante para a formação
docente, e são perceptíveis na direção de valorizar os conhecimentos relativos ao trabalho do professor: a
docência.
Collections
The following license files are associated with this item: