Resolução de problemas na licenciatura em matemática: o que apontam os projetos pedagógicos de curso
Fecha
2021-09-24Primeiro membro da banca
Noguti, Fabiane Cristina Hopner
Segundo membro da banca
Soares, Maria Arlita da Silveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo tem por objetivo analisar a organização dos Projetos Pedagógicos de Curso das Licenciaturas em Matemática das Universidades e Institutos Federais do RS, no que tange à abordagem de resolução de problemas na formação inicial dos futuros professores de matemática. O interesse pela temática justifica-se pela necessidade de abordar a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino, especialmente, como uma Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMARP) na formação inicial dos professores de matemática, para que abordagens com tal perspectiva metodológica cheguem até a Educação Básica. Para esta investigação, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e teórica, pois buscou-se desenvolver uma análise documental utilizando pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para orientar a análise dos PPC. A discussão dos dados ocorre guiada pelas categorias de análise, a saber: a) Curso de Licenciatura em Matemática: presença da resolução de problemas em aspectos centrais da organização do PPC; b) Resolução de problemas em disciplinas da Licenciatura em Matemática: concepções da resolução de problemas abordadas; c) MEAAMARP: delineamento nas disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática. Na primeira categoria, o estudo revelou que os cursos indicam a relevância de abordagens com a resolução de problemas e alguns aspectos que se aproximam da MEAAMARP e outros do ensino de matemática para a resolução de problemas. Na segunda categoria, evidencia-se que os PPC trazem indicativos da abordagem da resolução de problemas em disciplinas de Matemática Escolar aproximando-se das concepções de resolução de problemas apontadas pelos autores utilizados no referencial teórico deste trabalho e de Matemática Acadêmica, com abordagens relacionadas ao ensino de matemática para a resolução de problemas. Já a terceira categoria apontou que em algumas disciplinas de Matemática Escolar existem aproximações com a MEAAMARP e com o trabalho com conexões através da RP. De modo geral, as discussões, inferências e interpretações realizadas mostraram que as disciplinas de Matemática Acadêmica preocupam-se em ensinar os licenciandos a aplicarem conceitos e regras matemáticas na resolução de problemas e que os aspectos apresentados nas disciplinas de Matemática Escolar podem favorecer o desenvolvimento profissional dos futuros professores de matemática, pois os envolvem em situações de resolução de problemas, nas quais têm a oportunidade de aprimorar sua prática docente e avançar significativamente na compreensão de conceitos matemáticos. Porém, com o que consta nos currículos das disciplinas de Matemática Escolar, é possível que, mesmo estudando os objetivos da resolução de problemas (sobre, para e através), possivelmente, estejam sendo realizadas discussões no campo teórico, sem existirem vivências que articulam a teoria e a prática com cada um dos objetivos sinalizados. Esta investigação traz contribuições para a Educação Matemática, visto que aponta a necessidade de um olhar para a organização dos PPC das Licenciaturas em Matemática, no que tange à proposição de componentes curriculares que busquem abordagens com a MEAAMARP apoiadas em conexões.
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