Um diagnóstico do ensino remoto no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) em 2021
Resumo
O ano letivo de 2020 no Brasil teve como peculiaridade, fruto da Covid-19, o “deslocamento” forçado do ensino básico obrigatório para uma “modalidade adaptada” ao ensino remoto que buscasse a manutenção dos estudos desses alunos. Assim, em 2021, o Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) realizou todas as avaliações no 1º trimestre de forma virtual, com o 2º trimestre num formato avaliativo “híbrido” (on-line e presencial). Entretanto, a reflexividade do adolescente e a dinâmica diferenciada entre avaliações online e presencial, com ênfase nos aspectos da memorização, podem produzir efeitos diversos na aprendizagem. Neste cenário, o presente trabalho visa compreender os impactos das diferentes abordagens avaliativas nos discentes do ensino médio. Com o estudo de caso do ano letivo de 2021 no CMSM, ante o “dilema” de percepção de tempo futuro do adolescente, parte-se do aporte teórico do realismo crítico, entendendo o adolescente na perspectiva psicogenética de Henri Wallon e adotando o conceito de prova em Danilo Martucelli. Apresenta considerações do desempenho entre as avaliações presencias e remotas, dos alunos no Ensino Médio do CMSM, concluindo acerca do fenômeno da reflexividade ante as provas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: