Ensino de sociologia na educação básica no Brasil: alguns apontamentos sobre seu histórico e as reformas educacionais
Resumo
Esse trabalho de pesquisa consiste em um artigo de revisão bibliográfica sobre a temática, fundamentado no contexto das reformas educacionais, em diversos períodos da história brasileira, culminando na conjuntura atual da reforma do ensino médio e as propostas da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo central da pesquisa será identificar a trajetória da Sociologia na educação básica brasileira, bem como os momentos sócio-políticos, ocorridos através das reformas educacionais nacional. A metodologia utilizada foi a análise documental das diferentes fontes dos períodos estudados, com a utilização do método dedutivo como referencial teórico-metodológico, baseado no levantamento bibliográfico da literatura, com análise documental. Os resultados da análise foram alcançados por meio de metodologia de pesquisa de abordagem de natureza qualitativa; embasado em artigos que abordaram a temática, complementando com reforma do ensino médio e a BNCC a luz da Sociologia e seus impactos na educação. Pensar o processo histórico da Sociologia no Brasil, colaborou na compreensão da atual reforma do novo ensino médio, que está em processo de implementação nos estados, com o currículo baseado na BNCC. Para melhor compreensão da trajetória histórica da Sociologia no currículo do ensino básico de 1879-2021, com destaque para cinco períodos importantes, fundamentados nas reformas educacionais nacional, com as colaborações teóricas do sociólogo Florestan Fernandes e Fernando de Azevedo, formado em Direito. Primeiro de 1879-1941, institucionalização da disciplina; segundo de 1942-1981, intermitência da disciplina no currículo; terceiro 1982-2007, reinserção gradativa da disciplina; quarto 2008-2017, obrigatoriedade nacional da disciplina; quinto 2017-2021, retirada da obrigatoriedade, considerado como um retrocesso.
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