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dc.contributor.advisorVargas, Giane da Silva
dc.creatorCunha, Leandra da Silva
dc.date.accessioned2022-02-21T13:33:13Z
dc.date.available2022-02-21T13:33:13Z
dc.date.issued2021-09-16
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23702
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe higher education institutions, as well as the research field as a whole, were composed mostly for most of its history by men, being not only a male space but also a white space. From the seventies onwards, women began to integrate universities and occupy research more significantly, which has been improving year after year. However, they still suffer from the machismo and sexism present in the scientific career. Female researchers are outnumbered at the highest levels as productivity fellows, and also tend to take longer to reach prestigious positions compared to white males with the same qualifications. While in some areas women managed to achieve and even in others surpass men, in the Exact and Earth Sciences and Engineering the female presence is still very small. It is important to note that, when we talk about “women”, it is necessary to show that this is a broad category and those women who are managing to advance in their academic career and are starting to occupy these spaces of power within the academy are white women. By taking into account the markers of race, class and gender, we have a new design on the presence of women in higher education institutions and, in particular, in postgraduate courses, and on the difficulties faced in entering and continuing to carry out research in Brazil, and in the world. Thus, this work aims to analyze the presence of black women in postgraduate courses at the Center for Natural and Exact Sciences of the Federal University of Santa Maria/RS in the last twelve years. Based on the analysis carried out with data on the admission of black women in postgraduate courses at the Center for Natural and Exact Sciences of the Federal University of Santa Maria, we will bring possible factors that contribute to this situation, as well as the necessary actions in order to to seek to reduce this disparity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectCCNE/UFSMpor
dc.subjectGraduate schooleng
dc.subjectRaceeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectAffirmative actionseng
dc.titleMulheres negras e a pós-graduação: presença de cientistas negras no Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (2008-2020)por
dc.title.alternativeBlack women and graduate studies: presence of black scientists at the Center for Natural and Exact Sciences of the Federal University of Santa Maria (2008-2020)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstudos de Gêneropor
dc.description.resumoAs instituições de ensino superior, bem como o campo da pesquisa como um todo, foram compostas em sua maioria durante a maior parte de sua história por homens, sendo um espaço não somente masculino como também um espaço branco. A partir dos anos setenta as mulheres começaram a integrar as universidades e ocupar a pesquisa de forma mais expressiva, que vem melhorando ano após ano. No entanto, ainda sofrem com o machismo e o sexismo presentes na carreira científica. As pesquisadoras estão em menor quantidade nos maiores níveis enquanto bolsistas de produtividade, e também, tendem a demorar mais para alcançar cargos de prestígio em comparação aos homens brancos com a mesma qualificação. Enquanto em algumas áreas as mulheres conseguiram alcançar e até mesmo em outras, superar os homens, nas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias a presença feminina permanece ainda muito reduzida. É importante atentar que, ao falarmos sobre “mulheres”, é preciso evidenciar que essa é uma categoria ampla e essas mulheres que estão conseguindo avançar na carreira acadêmica e passando a ocupar estes espaços de poder dentro da academia são as mulheres brancas. Ao levarmos em consideração os marcadores de raça, classe e gênero, temos um novo desenhar sobre a presença feminina nas instituições de ensino superior e em especial, nas pós-graduações, e sobre as dificuldades enfrentadas para ingressar e permanecer realizando pesquisa no Brasil, e no mundo. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a presença de mulheres negras nos cursos de pós-graduação do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria/RS nos últimos doze anos. partindo da análise realizada com os dados sobre o ingresso de mulheres negras nos cursos de pós-graduação no Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria, iremos trazer possíveis fatores que contribuem para esse quadro, bem como, ações necessárias a fim de buscar a redução dessa disparidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Estudos de Gênero [44]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Estudos de Gênero

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