Relações de gênero e educação: relato de experiência na educação infantil
Abstract
O artigo trata da relação entre as categorias gênero e educação infantil, ao modo que identifique as suas manifestações nesse âmbito educacional. Ao gênero compreende-se como construção social e cultural, um debate para além da interpretação de cunho biológico. O acesso à educação infantil considera-se uma conquista, em primeiro momento, da luta das mulheres, posteriormente, direito da criança. O estudo da relação entre as categorias é justificado pela importância do papel da Educação na reprodução das relações sociais de gênero. O conhecimento situado a partir do Relato de Experiência da autora é apresentado e correlacionado aos conceitos, definições e legislações sobre a temática. A experiência relatada dá-se em uma escola de educação infantil na cidade de Santa Maria-RS. O estudo quanti-qualitativo baseia-se nos registros documentais, dados secundários, que são de acesso dos/das trabalhadoras da escola. Os resultados da análise dos documentos destacam a importância da escola como espaço para discussão e reflexão sobre gênero e percepção no lúdico (brincadeiras) da reprodução do aprendizado social das identidades de gênero.
Collections
- Estudos de Gênero [46]
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