dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Lazzarotto, Katiâni do Carmo | |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T11:18:39Z | |
dc.date.available | 2022-03-14T11:18:39Z | |
dc.date.issued | 2021-02-08 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23774 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the actions of school management at the Municipal School of Basic Education (MSBE) Chácara das Flores, located in the city of Santa Maria – RS, aiming to understand how the inclusion principle is being operated in the practices that are developed by the subjects that act there. At this school, a great part of the students come from families in social vulnerability situations. In face of this, and intending to transform this reality, the management started assuming the Inclusion Policy as the core of its work. This study was methodologically organized with a school’s principal and vice-principal interview and the analysis of the Political Pedagogical Project (PPP) and the school’s regiment. The data were analyzed from authors such as Carvalho, Roseiro e Lourenço (2020); Gallo (2014); Kohan (2020); Ribeiro (2020), among others, in brief research that constitutes the state of art. From this study, it was perceived that the practices that are being developed are being meaningful in the school context. Believing in the inclusion as a possibility of changing was fundamental to the school reinvent itself and deconstruct its existent meanings and the ones about the subjects that have passed by it. As a result of collective work, Chácara das Flores School is seeing as a space that materializes the potentiality of what schools can do in the production of a society that shows itself attentive to the singular, and fortifies our possibilities of life with the other. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Políticas de inclusão | por |
dc.subject | Vulnerabilidade social | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Inclusion policies | eng |
dc.subject | Social vulnerability | eng |
dc.title | Educação inclusiva como princípio de gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Inclusive education as a principle of school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou analisar as ações da gestão escolar da EMEF Chácara das Flores, da cidade de Santa Maria – RS, procurando compreender como o princípio de inclusão vem sendo operado nas práticas que são desenvolvidas pelos sujeitos que ali atuam. Nessa escola, grande parte de seus alunos são oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social. Diante desse fato, e com a intenção de transformar essa realidade, a gestão passou a assumir a Política de Inclusão como centro de seu trabalho. O estudo organizou-se metodologicamente a partir da realização de uma entrevista com a diretora e com a vice-diretora da escola e da análise do Projeto Político Pedagógico – PPP e do Regimento Escolar. Os dados foram analisados a partir de autores como Carvalho, Roseiro e Lourenço (2020); Gallo (2014); Kohan (2020); Ribeiro (2020) e dentre outros, que foram localizados através de uma pesquisa do Estado do Conhecimento. A partir desse estudo, percebeu-se que as práticas que vêm sendo desenvolvidas estão sendo significativas para aquele contexto escolar. Apostar na inclusão como uma possibilidade de mudança foi fundamental para que a escola pudesse se reinventar e desconstruir os significados existentes sobre ela e sobre os sujeitos que por ela passam. Como resultado de um trabalho coletivo hoje a escola Chácara das Flores é vista como um espaço que materializa a potência do que pode a escola na produção de uma sociedade que ao se mostrar atenta ao singular, fortalece as nossas possibilidades de vida com o outro. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |