Desafios da gestão em escolas de tempo integral no município de Santa Maria/RS
Resumo
Esta monografia do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aborda a temática da gestão escolar das escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria/RS. Tem por objetivo geral analisar a gestão escolar da equipe gestora das escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria/RS. Está fundamentada em uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos, realizada em duas escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria/RS, a partir de entrevistas com a equipe gestora, como forma de construção dos dados. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. O referencial teórico está organizado com base em autores/as como: Arroyo (2012), Chrispino (2016), Moll e Leclerc (2012), Luck (2007, 2008), Libâneo, Oliveira, Toschi (2010). Os resultados da pesquisa referem-se na possibilidade de destacar que a Educação Integral nas escolas municipais de Santa Maria/RS ainda é um processo que está sendo vivenciado diariamente e construído conforme as necessidades em que as escolas que já implementaram a Educação Integral passam durante o dia a dia do contexto educacional. Conclui-se que as escolas participantes da pesquisa ainda estão em processo de adequações em relação ao desenvolvimento da Educação Integral, mas, nota-se que estão empenhadas nesse processo, vivenciando e aprimorando cada vez os princípios e o bom andamento da formação integral dos alunos. Também, buscam estabelecer constante diálogo e participação da comunidade na construção dos projetos e deliberações da escola, estreitando laços e prosseguindo de maneira coletiva nas decisões necessárias para a organização escolar.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: