O percurso do cuidado na saúde mental de crianças: um estudo de caso
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Data
2019-12-11Autor
Maliska, Juliana Kuster de Lima
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O conceito de infância, assim como o modo de cuidar e educar as crianças, são construções sociais e históricas que sofrem influência dos modos de organização da sociedade em cada época. Atualmente, no campo da saúde, existem legislações e políticas públicas que garantem o atendimento integral das crianças, visando ao seu desenvolvimento pleno. Para isso, está previsto um conjunto de ações e serviços articulados em uma rede de atendimento para atender às necessidades das crianças e de suas famílias com relação à prevenção, promoção e recuperação da saúde mental. Os Centros de Atenção Psicossocial para a Infância e Adolescência (CAPSi) são locais que ofertam serviços na atenção secundária em saúde mental para crianças e adolescentes, sob a perspectiva da reforma psiquiátrica e seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um ponto estratégico da rede de atendimento. Entretanto, apesar de muitos avanços nesse campo, a história pregressa escrita a partir de um cenário desigual e negligente, em que, muitas vezes, os cuidados em saúde na infância se baseavam na caridade e na institucionalização, deixou marcas nas práticas atuais que ainda precisam ser superadas. A partir disso, o presente trabalho de conclusão de curso realizou uma pesquisa qualitativa através de um estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de análise documental e entrevista semiestruturada, e passaram por análise de conteúdo. Assim, após a introdução do trabalho, é apresentado um artigo onde consta o desenvolvimento do trabalho, sendo tal artigo organizado para publicação na revista polis e psique, por fim, o trabalho se encerra com a conclusão, onde se encontram os principais resultados e apontamentos de todo o trabalho.
Coleções
- TCC Psicologia [93]
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