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dc.contributor.advisorZappe, Jana Gonçalves
dc.creatorMaliska, Juliana Kuster de Lima
dc.date.accessioned2022-03-16T15:22:49Z
dc.date.available2022-03-16T15:22:49Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23805
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe concept of childhood, as well as the way of caring and educating children, are social and historical constructions that are influenced by the modes of organization of society in each era. Currently, in the health field, there are laws and public policies that guarantee the integral care of children, aiming at their full development. To this end, a set of actions and services articulated in a care network to meet the needs of children and their families regarding the prevention, promotion and recovery of mental health is foreseen. The Psychosocial Care Centers for Children and Adolescence (CAPSi) are places that offer services in secondary mental health care for children and adolescents, from the perspective of psychiatric reform and following the guidelines of the Unified Health System (SUS). Strategic point of the service network. However, despite many advances in this field, past history written from an unequal and neglected scenario, where childhood health care was often based on charity and institutionalization, has left its mark on current practices that still need to be addressed. be overcome. From this, the present course conclusion paper has conducted a qualitative research through a case study. Data were collected from document analysis and semi-structured interviews, and underwent content analysis. Thus, after the introduction of the paper, an article presenting the development of the work is presented, and this article is organized for publication in the polis and psyche magazine. Finally, the paper ends with the conclusion, which contains the main results and notes of all the work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectReforma psiquiátricapor
dc.subjectCAPSipor
dc.titleO percurso do cuidado na saúde mental de crianças: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoO conceito de infância, assim como o modo de cuidar e educar as crianças, são construções sociais e históricas que sofrem influência dos modos de organização da sociedade em cada época. Atualmente, no campo da saúde, existem legislações e políticas públicas que garantem o atendimento integral das crianças, visando ao seu desenvolvimento pleno. Para isso, está previsto um conjunto de ações e serviços articulados em uma rede de atendimento para atender às necessidades das crianças e de suas famílias com relação à prevenção, promoção e recuperação da saúde mental. Os Centros de Atenção Psicossocial para a Infância e Adolescência (CAPSi) são locais que ofertam serviços na atenção secundária em saúde mental para crianças e adolescentes, sob a perspectiva da reforma psiquiátrica e seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um ponto estratégico da rede de atendimento. Entretanto, apesar de muitos avanços nesse campo, a história pregressa escrita a partir de um cenário desigual e negligente, em que, muitas vezes, os cuidados em saúde na infância se baseavam na caridade e na institucionalização, deixou marcas nas práticas atuais que ainda precisam ser superadas. A partir disso, o presente trabalho de conclusão de curso realizou uma pesquisa qualitativa através de um estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de análise documental e entrevista semiestruturada, e passaram por análise de conteúdo. Assim, após a introdução do trabalho, é apresentado um artigo onde consta o desenvolvimento do trabalho, sendo tal artigo organizado para publicação na revista polis e psique, por fim, o trabalho se encerra com a conclusão, onde se encontram os principais resultados e apontamentos de todo o trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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