Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Samara Silva dos
dc.creatorMachado, Pedro Henrique
dc.date.accessioned2022-03-16T15:23:10Z
dc.date.available2022-03-16T15:23:10Z
dc.date.issued2019-12-05
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23807
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2019.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRacismopor
dc.subjectEstressepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPsicologiapor
dc.titleEstresse racial no ensino superior: as relações entre racismo e o estresse de estudantes negros no ensino superior brasileiropor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral analisar a produção do conhecimento científico a respeito da relação entre racismo e estresse no Ensino Superior brasileiro. O trabalho encontra-se dividido em dois artigos científicos correspondentes a cada um dos objetivos específicos estipulados. O primeiro artigo, respectivo ao primeiro objetivo consiste em um panorama geral do processo de colonização do Brasil, indo dos anos de 1500 até 1888, e esboçando as reverberações do período de pós-abolição. Portanto, no decorrer do primeiro artigo partimos do ano de 1500 com a chegada dos portugueses no território do atual Brasil, perpassando pelo processo de escravização indígena, perpassando pelo tráfico negreiro, pela escravização dos negros africanos. Após, destacamos as quatro principais leis que levam a abolição da escravidão no Brasil (Lei Eusébio de Queiroz, 1850; Lei do Ventre Livre, 1871; Lei do Sexagenário, 1885; Lei Áurea, 1888). O segundo estudo refere-se a uma revisão sistemática realizada nas bases de dados Scielo, PePSIC, e LILACS, a respeito da relação existente entre o racismo e o estresse no ensino superior brasileiro. Foram encontrados 16 artigos, sendo que apenas quatro atenderam aos critérios escolhidos. Destes quatro artigos selecionados foi possível verificar que nenhum abordava a questão do ensino superior, os artigos encontrados abordavam questões a respeito apenas do estresse relacionado ao racismo. Significando assim que a área da psicologia que se dedica a estudar as questões raciais precisa se direcionar o seu olhar para o campo das questões que envolvem o estresse e o racismo no ensino superior brasileiro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto