TDAH e ansiedade social em estudantes universitários
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Data
2021-02-12Autor
Goudochnikov, Natália Viktorovna Santos
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No campo universitário, os estudantes estão sujeitos a vários estressores que tendem a exacerbar a ansiedade e aumentar dificuldades de concentração e desempenho. Nesse sentido, admitir a possibilidade de haver alunos com os transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade e de Ansiedade Social implica entender que estes alunos estão ainda mais vulneráveis aos estressores do campo acadêmico e dificuldades na formação. Entendendo essa gravidade, o presente estudo buscou saber a frequência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e do Transtorno de Ansiedade Social em uma amostra de 147
alunos universitários, de diversas universidades e cursos. Foi encontrada uma frequência de 67,3% de traços de Ansiedade Social, e 63,9% de traços de TDAH. Em conjunto os traços apareceram em 48% de toda a amostra. Foi encontrada associação estatisticamente significativa entre traços de TAS e de TDAH (x²= 7,70, p < 0,05), bem como associação estatisticamente significativa para o subtipo de TDAH e a presença de traços de Ansiedade Social (x²= 8,09, p < 0,05), e o mesmo para o grau de Ansiedade Social e a presença de traços de TDAH (x²= 10,15, p < 0,05), mas não houve associação estatisticamente significativa entre o grau de Ansiedade Social e o subtipo de TDAH. Para o sexo, houve associação estatisticamente significativa somente para a presença de traços de Ansiedade Social (x²= 5,80, p < 0,05) mas não para as outras variáveis. Esses dados sugerem que há uma associação entre o aparecimento de TDAH e TAS, mas que suas subclassificações não influem uma na outra. Também implica que o aparecimento do Transtorno de Ansiedade Social é ligado ao sexo feminino, mas o grau de Ansiedade Social não é influenciado, e o sexo não tem influência significativa sobre o aparecimento de TDAH, nem seus subtipos. Este trabalho foi importante para agregar ao crescente número de trabalhos científicos brasileiros pesquisando o TDAH e o TAS em universitários, e para chamar a atenção para a frequência dos transtornos, pois estes constituem muitos riscos para a saúde mental dos estudantes, como no campo dos relacionamentos, autoestima, memória, e concentração. Também visou-se investigar como os transtornos aparecem em conjunto para a população brasileira, e as associações entre eles. O achado sobre a associação do sexo feminino somente com a ansiedade social ajudou a levantar questões sobre o real papel do sexo no
aparecimento do TDAH. Espera-se que o trabalho levante mais discussões sobre o acolhimento psicológico para estudantes universitários com sintomas de ansiedade, desatenção e hiperatividade.
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- TCC Psicologia [93]
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