dc.creator | Oliveira, Natiéle Medina | |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T19:03:43Z | |
dc.date.available | 2022-03-24T19:03:43Z | |
dc.date.issued | 2021-12-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23903 | |
dc.description.abstract | Nowadays, teaching is still developed in a traditional, descriptive, bookish way, with an emphasis on the
memorization of concepts, which results in decontextualized contents and without any connection with social,
technological and scientific issues. But this can be changed, mainly, through the initial training of teachers, an
important stage in the life of a future educator who aims to teach in an integral, responsible way and with a desire
to collaborate in the citizen formation of his students. Thus, this research proposed and evaluated the use of
extension didactic activities with the teaching public, which combine teaching, research and extension and were
anchored in problem-based learning, in which the student is seen as the center of the teaching process. -
apprenticeship. The research was divided into two phases, the first being the planning of an extension notebook
with teaching material aimed at initial and continuing teacher education, and the second the development and
application of an extension course on Problem-Based Learning (PBL) with synchronous and asynchronous
meetings, for undergraduates from undergraduate courses in Pedagogy and in the areas of Natural Sciences. The
work aimed to present to the teaching public a sequence of activities, designed to teach the topic of skin cancer to
the public of elementary school students. And yet, through the extension course, encourage and train initial and
continued teacher training to work with active methodologies such as the ABP. As a result of this research, we
hope to collaborate with the initial and continuing education of Basic Education teachers, structuring and planning
the class with a focus on the Common National Curriculum Base, in order to improve the pedagogical practice of
these educators. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Câncer de pele | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.title | Proposta de atividades didáticas para a formação docente inicial e continuada com o enfoque em aspectos da aprendizagem baseada em problemas | por |
dc.title.alternative | Proposed teaching activities for initial and continuing teacher education focusing on aspects of problem-based learning | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Na contemporaneidade, o ensino ainda é desenvolvido de forma tradicional, descritivo, livresco e com ênfase na
memorização de conceitos, o que resulta em conteúdos descontextualizados e sem vinculação com questões
sociais, tecnológicas e científicas. Mas isso pode ser mudado, principalmente através da formação inicial de
professores, uma etapa importante na vida de um futuro educador que almeja exercer a docência de forma íntegra,
responsável e com desejo de colaborar na formação cidadã dos seus alunos. Assim, esta pesquisa propôs e avaliou
o uso de atividades didáticas extensionistas com o público docente, que aliam o ensino, a pesquisa e a extensão, e
foram ancoradas em uma aprendizagem baseada em problemas, na qual o aluno é visto como o centro do processo
de ensino-aprendizado. A pesquisa foi dividida em dois capítulos, sendo o primeiro o planejamento de um caderno
de extensão, com material didático voltado à formação inicial e continuada de professores e o segundo, centra-se
no desenvolvimento e na aplicação de um curso de extensão sobre a Aprendizagem baseada em Problemas (ABP),
com encontros síncronos e assíncronos, para graduandos de cursos de licenciatura em Pedagogia e das áreas das
Ciências da Natureza. O trabalho teve como objetivo apresentar ao público docente uma sequência de atividades,
planejadas para a didatização do tema câncer de pele, ao público de alunos do ensino básico. E, ainda, através do
curso de extensão, incentivar e capacitar a formação docente inicial e continuada a trabalhar com metodologias
ativas, como a ABP. Como resultado desta pesquisa, espera-se colaborar com a formação inicial e continuada dos
professores da Educação Básica, apresentando e construindo planejamentos de aula com foco na Base Nacional
Comum Curricular, de modo a aprimorar a prática pedagógica desses educadores. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sepel, Lenira Maria Nunes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9187175270021411 | por |
dc.contributor.referee1 | Goldschmidt, Andréa Inês | |
dc.contributor.referee2 | Santiago, Gisele | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2008179344738729 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |