Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Natiéle Medina
dc.date.accessioned2022-03-24T19:03:43Z
dc.date.available2022-03-24T19:03:43Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23903
dc.description.abstractNowadays, teaching is still developed in a traditional, descriptive, bookish way, with an emphasis on the memorization of concepts, which results in decontextualized contents and without any connection with social, technological and scientific issues. But this can be changed, mainly, through the initial training of teachers, an important stage in the life of a future educator who aims to teach in an integral, responsible way and with a desire to collaborate in the citizen formation of his students. Thus, this research proposed and evaluated the use of extension didactic activities with the teaching public, which combine teaching, research and extension and were anchored in problem-based learning, in which the student is seen as the center of the teaching process. - apprenticeship. The research was divided into two phases, the first being the planning of an extension notebook with teaching material aimed at initial and continuing teacher education, and the second the development and application of an extension course on Problem-Based Learning (PBL) with synchronous and asynchronous meetings, for undergraduates from undergraduate courses in Pedagogy and in the areas of Natural Sciences. The work aimed to present to the teaching public a sequence of activities, designed to teach the topic of skin cancer to the public of elementary school students. And yet, through the extension course, encourage and train initial and continued teacher training to work with active methodologies such as the ABP. As a result of this research, we hope to collaborate with the initial and continuing education of Basic Education teachers, structuring and planning the class with a focus on the Common National Curriculum Base, in order to improve the pedagogical practice of these educators.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectCâncer de pelepor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.titleProposta de atividades didáticas para a formação docente inicial e continuada com o enfoque em aspectos da aprendizagem baseada em problemaspor
dc.title.alternativeProposed teaching activities for initial and continuing teacher education focusing on aspects of problem-based learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNa contemporaneidade, o ensino ainda é desenvolvido de forma tradicional, descritivo, livresco e com ênfase na memorização de conceitos, o que resulta em conteúdos descontextualizados e sem vinculação com questões sociais, tecnológicas e científicas. Mas isso pode ser mudado, principalmente através da formação inicial de professores, uma etapa importante na vida de um futuro educador que almeja exercer a docência de forma íntegra, responsável e com desejo de colaborar na formação cidadã dos seus alunos. Assim, esta pesquisa propôs e avaliou o uso de atividades didáticas extensionistas com o público docente, que aliam o ensino, a pesquisa e a extensão, e foram ancoradas em uma aprendizagem baseada em problemas, na qual o aluno é visto como o centro do processo de ensino-aprendizado. A pesquisa foi dividida em dois capítulos, sendo o primeiro o planejamento de um caderno de extensão, com material didático voltado à formação inicial e continuada de professores e o segundo, centra-se no desenvolvimento e na aplicação de um curso de extensão sobre a Aprendizagem baseada em Problemas (ABP), com encontros síncronos e assíncronos, para graduandos de cursos de licenciatura em Pedagogia e das áreas das Ciências da Natureza. O trabalho teve como objetivo apresentar ao público docente uma sequência de atividades, planejadas para a didatização do tema câncer de pele, ao público de alunos do ensino básico. E, ainda, através do curso de extensão, incentivar e capacitar a formação docente inicial e continuada a trabalhar com metodologias ativas, como a ABP. Como resultado desta pesquisa, espera-se colaborar com a formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica, apresentando e construindo planejamentos de aula com foco na Base Nacional Comum Curricular, de modo a aprimorar a prática pedagógica desses educadores.por
dc.contributor.advisor1Sepel, Lenira Maria Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.contributor.referee1Goldschmidt, Andréa Inês
dc.contributor.referee2Santiago, Gisele
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2008179344738729por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International