Características e efeitos de intervenções psicoeducativas para o transtorno da personalidade borderline
Abstract
O Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) caracteriza-se pela instabilidade das emoções, relações interpessoais e autoimagem, afetando todas as áreas da vida do indivíduo. Informações insuficientes ou incorretas, bem como o estigma associado a essa psicopatologia, costumam prejudicar o tratamento. Nesse contexto, a psicoeducação pode contribuir, por meio de ações educacionais e terapêuticas, para a conscientização acerca do transtorno. Diante disso, buscou-se caracterizar a produção científica referente à psicoeducação do TPB, com o objetivo de identificar quais modalidades de psicoeducação estão sendo realizadas, por quem, para qual público-alvo, qual seu foco e com que resultados. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura em nove bases de dados nacionais e internacionais, de artigos publicados em Inglês ou Português. Foram encontrados 1032 trabalhos, sendo 31 selecionados para análise. Os dados foram organizados nas seguintes seções: foco e público-alvo, condução, características e resultados da psicoeducação do TPB. Constatou-se que o principal público-alvo destas intervenções foram os pacientes, seguidos de familiares. A condução foi realizada, em sua maioria, por terapeutas, sem especificação da profissão. Muitos estudos utilizaram a psicoeducação como componente de um tratamento, com temática relacionada a emoções e relacionamentos. A psicoeducação contribuiu para a melhora das relações pessoais, manejo das emoções, engajamento no tratamento e alívio dos sintomas dos indivíduos com TPB. O aumento do conhecimento sobre o transtorno também reduziu a sobrecarga emocional dos familiares. Por fim, foram feitas sugestões para futuras pesquisas, com base nas limitações dos estudos investigados.
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- TCC Psicologia [117]
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