Programa ACT para educar crianças em ambientes seguros: percepção dos pais quanto à sua utilização frente à pandemia da Covid-19
Resumen
Os programas de aperfeiçoamento das habilidades parentais vêm sendo utilizados como estratégia para prevenção da violência contra a criança, auxiliando pais a adquirir conhecimento e formas de educação por meio da parentalidade positiva. O Programa ACT foi desenvolvido pela Associação Americana de Psicologia, para pais e cuidadores de crianças de 0 a 8 anos, e busca fortalecer famílias a melhorarem suas habilidades parentais. O presente estudo qualitativo objetivou compreender a percepção dos pais participantes do Programa ACT realizado em 2019 quanto à utilização das aprendizagens do programa durante a pandemia da COVID-19. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas on-line com 15 pais/cuidadores que participaram do Programa ACT no ano de 2019. Os resultados indicaram que os pais utilizaram as estratégias de regulação emocional, disciplina positiva e monitoramento do uso das mídias eletrônicas. As aprendizagens sobre a qualidade, conteúdo e tempo das crianças com as mídias eletrônicas foram citadas como cruciais num momento em que o tempo frente às telas aumentou em decorrência da pandemia. A partir dos relatos dos participantes, considera-se que o Programa ACT auxiliou no manejo das situações enfrentadas na pandemia, uma vez que as estratégias utilizadas pelos pais estavam alinhadas aos objetivos do Programa ACT. Os resultados ainda conferem ao Programa ACT validade externa uma vez que a aprendizagem se manteve após dois anos da intervenção e em ambiente natural. Dessa maneira, torna-se necessário oferecer programas de prevenção à violência aos pais e cuidadores, especialmente em momentos adversos como o da pandemia de COVID-19.
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- TCC Psicologia [93]
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