Programas de estimulação da inteligência no contexto brasileiro: uma revisão integrativa
Resumo
A inteligência é compreendida atualmente como um conjunto de processos e habilidades cognitivas. Os programas de estimulação da cognição podem ser compreendidos como atividades que buscam desenvolver as funções cognitivas superiores e permitir a evolução de habilidades individuais. Estudos demonstram que há uma heterogeneidade nos resultados das pesquisas sobre os programas de estimulação cognitiva. A partir do contexto descrito, objetivou-se analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre programas de estimulação de inteligência. O presente estudo possui delineamento transversal e uma análise qualitativa dos dados por meio de revisão integrativa de literatura. Os dados para realização da pesquisa foram coletados em setembro e outubro de 2021. A amostra foi composta por dezesseis artigos, separados em quatro categorias, são elas: tipo de instrumentos de coleta; tipo de tarefas dos programas; intensidade do treinamento; e tipo de treinamento e/ou tarefas utilizadas nas intervenções. Os resultados apontam uma heterogeneidade nas categorias tipo de instrumentos de coleta, tipo de tarefas dos programas e intensidade do treinamento. Doze artigos apresentaram resultados positivos e estatisticamente significativos em relação ao desenvolvimento das capacidades cognitivas dos indivíduos adultos e idosos. Conclui-se, portanto, que os programas de treinamento cognitivo demonstram resultados promissores em relação ao desenvolvimento de capacidades cognitivas em programas de estimulação da inteligência.
Coleções
- TCC Psicologia [93]
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