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dc.creatorHammarstron, Júlia Rambo
dc.date.accessioned2022-03-30T18:46:06Z
dc.date.available2022-03-30T18:46:06Z
dc.date.issued2021-07-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23988
dc.description.abstractOver the years, the behavior of electricity consumers has changed, especially with the introduction of a greater variety of electrical equipment into the market. This insertion of technologies results in a modification of the load curve imposed on the electrical system by increasing demand, with the need for greater electricity generation, investment in expansion, reinforcement and reconductoring of the electric power grid, in order to avoid overloading in the transmission and distribution lines. To postpone these investments, a demand side management (DSM) plan is used. One of these strategies is the application of differentiated rates throughout the day. These tariffs discourage consumption by increasing the energy tariff. This work aims to optimize the use of the electricity distribution system, through the increase of the load factor (LF), using a new Time of Use (ToU) tariff tool. The methodology evaluates the demand level of the load curves of groups of consumers and the Utility using Fuzzy pertinences, determining the most suitable prices for each group of consumers using Linear Programming. The validation of the methodology is performed based on data from a Utility located in the south of Brazil, considering its current fixed tariff. It was possible to determine a ToU tariff for each group of consumers, taking into account not only the consumption behavior patterns, but also the consumption behavior of all the Utility. It is possible to obtain gains with the application of these tariffs for the Utility, which optimizes its system, and for the consumers, with the reduction of electricity costs, depending if they are willing to change their consumption habits.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTarifa time of usepor
dc.subjectPerfil de consumopor
dc.subjectResposta a demandapor
dc.subjectPertinências Fuzzypor
dc.subjectProgramação linearpor
dc.subjectLoad profileeng
dc.subjectDemand responseeng
dc.subjectFuzzy pertinenceeng
dc.subjectLinear programmingeng
dc.titleDesenvolvimento de tarifas Time of use considerando o perfil de consumidores residenciais e comerciais utilizando pertinências Fuzzy e programação linearpor
dc.title.alternativeDevelopment of a time of use tariff considering the load profile of residential and commercial consumers using fuzzy pertinence and linear programmingeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoCom o passar dos anos, o comportamento do consumidor de energia elétrica é alterado, devido principalmente à introdução no mercado de uma maior variedade de equipamentos elétricos. Essa inserção de tecnologias resulta em uma modificação da curva de carga imposta ao sistema elétrico ao aumentar a demanda, havendo a necessidade de maior geração de energia elétrica, investimento em expansão, reforço e recondutoramento de redes, a fim de evitar sobrecarga nas linhas de transmissão e distribuição. Para postergar esses investimentos, utilizam-se estratégias de gerenciamento pelo lado da demanda (GLD). Uma dessas estratégias é a aplicação de tarifas diferenciadas ao longo do dia. Essas tarifas têm como princípio fundamental desincentivar o consumo através do aumento da tarifa de energia e incentivá-lo com a redução do seu custo. Este trabalho surge com o objetivo de otimizar o uso do sistema de distribuição de energia elétrica, através do aumento do fator de carga (FC), utilizando como ferramenta novas tarifas Time of Use (ToU). A metodologia avalia o nível de demanda das curvas de carga dos consumidores e da Concessionária através de pertinências Fuzzy, determinando as tarifas mais adequadas para cada grupo de consumidores analisados através de programação linear. A validação da metodologia é realizada com base em dados de uma concessionária do sul do Brasil, considerando sua atual tarifa fixa. Foi possível determinar uma tarifa ToU para cada grupo de consumidores analisados, levando em consideração não somente o comportamento desses grupos com relação ao consumo, mas também o comportamento de consumo de todos os consumidores da concessionária. É possível obter ganhos com a aplicação dessas tarifas, tanto para a concessionária, que otimiza seu sistema, quanto para o consumidor, que reduz seus custos se estiver disposto a alterar seus hábitos de consumo.por
dc.contributor.advisor1Abaide, Alzenira da Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2427825596072142por
dc.contributor.advisor-co1Garcia, Vinicius Jacques
dc.contributor.referee1Santos, Laura Lisiane Callai dos
dc.contributor.referee2Canha, Luciane Neves
dc.contributor.referee3Santos, Moises Machado
dc.contributor.referee4Pereira , Paulo Ricardo da Silva
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7893633885856724por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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