Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por unidade "Centro de Artes e Letras"
Itens para a visualização no momento 41-60 of 1285
-
Eduardo Galeano nas tramas do discurso: a reconstituição da memória como forma de (re)existência
(2023-05-29)Neste estudo propomos, a partir dos construtos teóricos da Análise de Discurso, explicitar o que ressoa no processo de escrita de Eduardo Galeano em sua relação com a América Latina. Assim, compreendemos o lugar de Galeano ... -
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
(2010-11-06)O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por um grupo de professores de matemática em formação inicial, do curso de Licenciatura em Matemática; integrante do projeto Prolicenciatura, pela Rede ... -
El Vivero de las memorias: fatos (auto)biográficos como dispositivo criativo (formador) para o artista professor
(2017)Queridos leitores! Sejam bem vindos ao Vivero, um livro tecido pela memória, que se torna concreto através desse trabalho de conclusão de curso. Aqui busco levantar questões sobre os fatos (auto)biográficos a partir da ... -
Italiano sem fronteiras: enunciação, política e identidades na Universidade Federal de Santa Maria
(2023-02-15)O presente estudo, intitulado “Italiano Sem Fronteiras: Enunciação, Política e Identidades na Universidade Federal de Santa Maria”, tem por objetivo geral compreender as relações identitárias e culturais mobilizadas pelos ... -
Uma compositora dos séculos XX e XXI: Kilza Setti e suas obras para fagote
(2020-10-02)O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Performance Musical do Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, investigando ... -
Avaliação de usabilidade e satisfação de uma plataforma de ensino de idiomas
(2017-08-18)Este estudo aplica as 10 Heurísticas de Nielsen (1990) na plataforma de idiomas Duolingo e apresenta o nível de satisfação dos usuários para justificar a usabilidade deste Ambiente Virtual de Aprendizagem. Entende-se ... -
A educação artística na pedagogia Waldorf: teatro, boneco e contação de estórias como vieses para um educar sensível
(2014-11-24)Trata-se de Trabalho de Conclusão de Curso que tem por finalidade investigar a pedagogia Waldorf e seus procedimentos característicos quanto à educação artística, em especial o teatro, o (teatro de) boneco e a contação de ... -
A construção da personagem Hillary: o trabalho com as ações psicofísicas no tecnovívio
(2021)Este relatório de pesquisa está associado às disciplinas de Técnicas de Representação VII e VIII, Laboratório de Orientação III e IV, Teatro na Tela e Montagem de Espetáculo III do curso de Artes Cênicas Bacharelado - ... -
A cena no tecnovívio: as ações físicas e o método de viewpoints na construção da personagem Hillary
(2021)O seguinte relatório apresenta uma pesquisa de caráter teórico-prático, sobre a investigação da criação da ação no tecnovívio, em vista da construção da personagem Hillary, do texto de Nicky Silver, Criados em cativeiros. ... -
Informatividade na escrita argumentativa de terceiranistas do ensino médio noturno – um trabalho de autogerenciamento pautado pela pesquisa-ação
(2017-02-21)Esta pesquisa, desenvolvida em sala de aula, com uma turma de terceiro ano de Ensino Médio noturno pertencente a uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de Santa Maria, RS, entre os meses de agosto a dezembro ... -
Informatividade na sala de aula: o emprego de informações na construção de argumentos
(2020-08-17)Defender um posicionamento é um processo complexo pela sua natureza em si, pois necessita de informações para constituir argumentos, ademais não depende daquele que está aprendendo, precisa, também de quem ensina e de ... -
Representações da língua inglesa e da multimodalidade no ensino médio integrado: implicações para uma pedagogia de multiletramentos
(2018-08-31)O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a representação da língua inglesa e da multimodalidade no Ensino Médio integrado a fim de averiguar quais práticas discursivas e modos de significação (recursos ... -
Ethos, pathos e logos: considerações argumentativas no gênero carta do leitor do português brasileiro e do espanhol colombiano
(2019-12-17)Esta pesquisa tem por objetivo discutir a possível existência de dois perfis de ethe coletivos e identificar os possíveis efeitos patêmicos deflagrados pelas cartas do leitor, publicadas pelo jornal El Tiempo, da Colômbia, ... -
TIC’s aliadas a ferramentas educacionais para o ensino da Matemática
(2017-06-23)O presente trabalho relata como tema a utilização de jogos como ferramenta auxiliadora no ensino da matemática. Teve como objetivo investigar trabalhos relacionados que abordassem a importância da utilização de jogos em ... -
Stress do profissional da educação em relação às tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à educação
(2009-09-30)O conteúdo deste artigo busca analisar o impacto causado, na grande maioria dos professores, em não estar preparados para o avanço das tecnologias, a fim de poder acompanhar o desenvolvimento do amplo conhecimento de nossos ... -
O uso das tecnologias da informação e da comunicação como instrumento facilitador da alfabetização
(2011-10-14)Estamos em uma sociedade altamente competitiva e os avanços tecnológicos vêm, sem dúvida, contribuindo para mudanças significativas em termos das competências exigidas às pessoas. Essas tecnologias chegaram e revolucionaram ... -
O feedback do professor na perspectiva formativa: um estudo de caso na educação a distância
(2011-10-08)Na Educação a Distância devido ao distanciamente físico entre professor e aluno e a impossibilidade de interação face a face, o feedback fornecido pelo professor costuma ser uma ferramenta importante de retorno ao aluno ... -
A avaliação no ensino de espanhol: crença-ação de duas professoras da escola pública
(2018-02-26)A avaliação da aprendizagem escolar é crucial para o curso do ensino e da aprendizagem. Com os novos contornos da educação linguística não há mais espaço para uma avaliação da aprendizagem voltada exclusivamente para a ... -
Gestão de saúde pública: um estudo das unidades de estratégia de saúde da família de Rosário do Sul - RS
(2018-12-04)A Estratégia de Saúde da Família constitui um processo de mudança no modelo tradicional de assistência à saúde. O objetivo do presente estudo é analisar a situação apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde do município ... -
A utilização de recursos tecnológicos na educação infantil e a sua contribuição na construção da aprendizagem
(2010-10-04)A educação está passando por diversas mudanças e transformações, com isso se percebe uma maior aproximação entre tecnologia e mundo educacional. As crianças estão chegando cada vez mais cedo nas escolas de educação infantil, ...