Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por orientadores "Gallina, Simone Freitas da Silva"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 22
-
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
(2011-12-05)O presente trabalho de pesquisa teve por objetivos investigar quais aspectos são constituintes da identidade docente, compreender de que modo a atuação do gestor interfere na construção da identidade profissional. Para ... -
Formação continuada e a prática docente na educação infantil
(2016-09-10)Este estudo tem como tema a formação continuada dos docentes da Educação Infantil. A relevância da temática está relacionada à necessidade de pensar a qualificação docente. A Educação Infantil é uma fase inicial importante ... -
Gestão escolar e práticas administrativo-pedagógicas no ensino público
(2011-09)O trabalho tem por objetivo reconhecer a importância do papel do professor, para além de sua sala de aula na ocasião em que este assume a escola para realizar uma gestão administrativa-financeiro-pedagógica. A partir da ... -
Infância: o brincar e as experimentações da criança com as descobertas de si, do outro e do mundo
(2021-08-05)A escrita desta monografia apresenta as experimentações nas quais durante o curso da Pedagogia produziram desdobramentos no perguntar pelo modo como o brincar no contexto da escola torna-se interessante e significativo ... -
Análise do estilo de liderança da equipe diretiva de uma escola pública
(2011-12-05)O presente estudo tem por objetivo geral analisar o estilo de liderança da equipe diretiva de uma escola pública santamariense. Como estratégia de pesquisa adotouse a pesquisa-ação, sendo utilizado um questionário adaptado ... -
A violência escolar aos olhos do gestor
(2011-09-17)Este trabalho tem por objetivo investigar a perspectiva do gestor frente às violências ocorridas no ambiente escolar. Busco compreender qual a freqüência que acontecem casos de bullying na escola na qual o gestor trabalha; ... -
As famílias e sua participação na escola de educação infantil
(2020-12-05)A pesquisa que mobiliza essa escrita é resultado do desenvolvimento do trabalho investigativo que trata da temática das relações das famílias e a escola de educação infantil, vinculado ao curso de Pedagogia LICENCIATURA ... -
Avaliação das vivências na educação infantil: registro e documentação pedagógica
(2016-09-24)Esta pesquisa trata da avaliação e registro do processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Com o objetivo de verificar se na prática as concepções de avaliação como processo de aprendizagem e desenvolvimento ... -
Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos
(2013-09-13)Este artigo tem por objetivo entender quais as possibilidades de ser realizada a adaptação das crianças de 1 a 2 anos no contexto da Educação Infantil a partir da relação da escola com as famílias no sentido da sensibilização ... -
Conselho escolar: gestão democrática e participação da comunidade
(2011-09-17)O objetivo deste trabalho é refletir sobre a Gestão Democrática mediada pela atuação do conselho escolar de uma escola estadual. Sabe-se que a escola será melhor quanto maior for o envolvimento e o comprometimento de ... -
Desafios de reconhecer-se na profissão professor: um estudo de caso sobre a evasão em um curso de formação de professores
(2018-12-18)O estudo refere-se a temática da evasão no contexto do curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal de Santa Maria. Com essa pesquisa pretendeu-se mostrar os aspectos que influenciam a evasão do curso, identificando ... -
A construção do projeto político-pedagógico da economia solidária
(2011-12-05)Este estudo traz contribuições às discussões em torno da construção do projeto político-pedagógico da economia solidária no Brasil empregando metodologias participativas, que facilitam a compreensão dos sujeitos envolvidos ... -
Dormi expectador, acordei protagonista: reflexões sobre a transição do discente para o docente na filosofia
(2018-07-06)O processo de formação de professores de Filosofia é complexo e ultrapassa as questões relacionadas ao fato de estar atrelado apenas a um expectador das aulas. No ensino de graduação de Filosofia no Brasil há muitos desafios ... -
Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
(2018-07-05)Este trabalho tem por finalidade pensar questões pertinentes sobre a Filosofia a sua natureza e a sua relação com a sociedade. Os desafios enfrentados pelos docentes para adequar, transformar a filosofia em uma disciplina ... -
Gestão pedagógica em uma unidade do Proinfância na região noroeste do estado do RS
(2016-09-24)O presente trabalho traz como temática a Gestão Pedagógica Em Uma Unidade Do Proin-fância Na Região Noroeste do RS, apresentando algumas questões que são pertinentes a problematizar a qualidade da prática pedagógica docente ... -
Um desafio para a gestão escolar: a indisciplina
(2015-11-28)Este trabalho propõe uma reflexão sobre a indisciplina no âmbito escolar - tema que preocupa educadores e gestores. Atualmente, observa-se que os casos de indisciplina escolar têm sido consideravelmente mais frequentes, ... -
A prática do professor de educação infantil na formação moral da criança
(2013-09-13)Neste trabalho pretendo discutir a importância da prática do Professor de Educação Infantil na formação moral da criança, questão que dá centralidade para a pesquisa realiza no Curso de Especialização em Docência na Educação ... -
A educação no sistema prisional: uma política de reinserção social?
(2013-08-09)Esta monografia tem como objeto de estudo as políticas públicas voltadas à educação no sistema prisional. Foi necessário identificar as políticas públicas voltadas para essa população e seus principais desafios para ... -
A influência dos recursos tecnológicos educacionais no brincar na educação infantil
(2016-09-24)A Educação Infantil é uma fase muito importante para a vida de cada ser humano e como tal precisa ser levada muito a sério necessitando de profissionais habilitados e sensíveis para perceber os gostos, desejos e necessidades ... -
O desafio do ensino de filosofia com os jovens do ensino médio
(2018-07-14)O artigo propõe pensar o ensino de Filosofia com os jovens, considerando os interesses em meio à cultura midiática e imagética, a qual compõem suas vivências existenciais na contemporaneidade, pois consideramos que a ...