dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Kunz, Cíntia Cristina Pruni | |
dc.date.accessioned | 2016-11-17T13:16:16Z | |
dc.date.available | 2016-11-17T13:16:16Z | |
dc.date.issued | 2012-12-07 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2402 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The research approach it is a study about the democratic management in
public schools to identify and demonstrate what are the existing spaces and
used by the community for participation in school management. Knowing that a
democratic education figure as rule of law since the Constitution of 1988,
however, despite the existence of tools for their development, often it is not
realized due to lack of involvement of individuals in the school community. The
research is characterized as a case study of qualitative and contacted in the
course of the same as all the spaces provided for community participation are
present in school. He concludes that the democratic management in the public
school studied is present in the proposed management of the same, as people
who are part of the school community have autonomy and freedom of action
participating of existing spaces. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Participação social | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.title | Participação na gestão escolar: aprendendo e construindo cidadania | por |
dc.title.alternative | Participation in management school: learning and building citizenship | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A abordagem da pesquisa trata de um estudo acerca da gestão
democrática na escola pública, no sentido de identificar e demonstrar quais são
os espaços existentes e utilizados pela comunidade para a participação da
gestão da escola. Sabendo que a gestão democrática da educação figura como
norma jurídica desde a Constituição de 1988, no entanto, apesar de existir
instrumentos para sua viabilização, muitas vezes a mesma não se concretiza
por falta de envolvimento dos indivíduos que compõem a comunidade escolar.
A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter qualitativo e
contatou-se no decorrer da mesma que todos os espaços previstos para
participação da comunidade estão presentes na escola. E concluiu-se que a
gestão democrática na escola pública estudada está presente na proposta de
gestão da mesma, pois as pessoas que fazem parte da comunidade escolar
têm autonomia e liberdade de ação participando dos espaços existentes. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |