O estágio CIEE a partir do olhar dos gestores dos cursos de Pedagogia
Resumo
O Estágio Não Obrigatório realizado nas EMEI’s de Santa Maria, vinculado ao CIEE,
está presente durante a vida acadêmica de muitos acadêmicos dos Cursos de
Formação de Professores da UFSM. Deste modo, a presente pesquisa busca
compreender o olhar dos gestores dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia para a
prática desses estagiários. A partir disso, surge a problemática de pesquisa: atuação
do acadêmico do Curso de Pedagogia durante o Estágio Não Obrigatório CIEE: quais
são as políticas e as normativas dos Cursos de Formação de Professores da UFSM
existentes para a realização do estágio? Objetiva-se, então, investigar como a UFSM,
através dos Cursos de Formação de Professores contribui para a organização de
normativas para a realização do estágio CIEE. A metodologia utilizada para o
desenvolvimento da pesquisa é de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, foi
utilizado um questionário aberto. Desta forma, a primeira etapa foi delimitar o que
constituiria a pesquisa; a segunda, foi o estudo teórico e a elaboração das questões
do questionário aberto e definição dos sujeitos; e, a terceira, foi a produção a análise
dos dados. Ao longo do trabalho será discorrido sobre a Formação Docente, políticas
públicas e normativas sobre o Estágio Não Obrigatório. Como considerações,
compreendemos que é preciso que se invista, em todas as instâncias formativas. O
Estágio Não Obrigatório precisa ser proposto pelas universidades como um
componente extracurricular que possibilita ao futuro professor adentrar, de maneira
qualificada no universo escolar.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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