Mostrar registro simples

dc.creatorFreitas, Thuyla Azambuja de
dc.date.accessioned2022-04-14T12:38:41Z
dc.date.available2022-04-14T12:38:41Z
dc.date.issued2021-11-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24048
dc.description.abstractThe body, ephemeral territory, is composed by a set of sociocultural elements that cross under our being, dictating and elaborating the experience, merging the fibers, even of that one thicker skin. With a plural and changeable materiality, it operates from the perspective of the period and place where it lives. This is the object which our dissertation searches, through the lens of the image, to observe the symbolic borders. We also consider the political aspects of the body. Because, in this place where we become body, the dimensions aren’t fixed or stable, and the sources are inexhaustible. From this premise, and of the body as an investigative locus, we aim to understand in this work his interdictions and regimes. Through a Foucauldian perspective, we will analyze a dispositive of control and power, in the tradition called Pittura Infamante, performed during the 14th to 16th century in north-central Italy. The performance of these bodies, since the construction of the notions considered infamous, shameful and the interpretation of a infamous by a current moral, not only contributed to the formation of meanings, but was also conditioned by rites, practices and the language that marks their existence. As persons, we become a body from the speech, the discourse. With this in mind, we observe what was being said and seen from a fragment contained in the fresco “Last Judgment” by Giotto di Bondone (1306), which was part of this tradition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise do discurso foucaultianapor
dc.subjectPittura infamantepor
dc.subjectJuízo finalpor
dc.subjectGiotto di Bondonepor
dc.subjectDispositivo de infâmiapor
dc.subjectFoucauldian discourse analysiseng
dc.subjectLast judgmenteng
dc.subjectInfamy dispositiveeng
dc.titleAs fronteiras do corpo proferidas na arte: uma análise dos corpos pendurados em “O juízo final” de Giotto di Bondone (1306)por
dc.title.alternativeThe borders of the body manifested in art: an analysis of the hanging bodies in “The final judgment” by Giotto di Bondone (1306)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO corpo, território de passagem, é composto por um complexo conjunto de elementos socioculturais que entremeiam-lhe as fibras, ditando e elaborando a experiência. Sua materialidade é plural e mutável, conforme o tempo e espaço no qual está inserido. Sendo ele nosso objeto de estudo e a imagem a lente pela qual observamos suas fronteiras simbólicas, também consideramos seu aspecto político. Pois, o limiar deste lugar em que fazemos-nos corpo, não é estanque e suas fontes são inesgotáveis. Partindo desta premissa e, do corpo enquanto locus investigativo, almejamos compreender nesse trabalho suas interdições e regimes. Mediante uma perspectiva foucaultiana, analisamos um dispositivo de controle e poder, presente na tradição da Pittura Infamante, vigente do século XIV ao XVI no centro-norte da Itália. O desempenho destes corpos, a partir da constituição do sujeito considerado infame e desviante de uma moral, não só contribuiu para a formação de significados, como também, condicionou-se pelos ritos, práticas e a linguagem que marca sua existência. Podemos dizer que um sujeito faz-se corpo a partir do discurso. Tendo em vista isto, observamos o que estava sendo dito e visto por estes sujeitos partindo de um fragmento contido no afresco “O Juízo Final” de Giotto di Bondone (1306), que fez parte desta tradição.por
dc.contributor.advisor1Mendonça Júnior, Francisco de Paula Souza de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6177272366272480por
dc.contributor.referee1Quírico, Tamara
dc.contributor.referee2Silva, Semíramis Corsi
dc.contributor.referee3Remedi, José Martinho Rodrigues
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3279299694256681por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International