dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Kraemer, Débora Riograndense | |
dc.date.accessioned | 2016-11-17T14:29:05Z | |
dc.date.available | 2016-11-17T14:29:05Z | |
dc.date.issued | 2011-11-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2404 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The challenge is to provoke a critical awareness and changes in the behavior and
attitude of people's relationship with the environment. For this, there is the necessity
of the existence of motivation the motivation for this change was caused by some
environmental practices developed at school. The study was conducted at state
school for basic education Francisco Brochado da Rocha, CIEP, located in Bairro
Santos, in São Sepe/RS, which is a public school in an urban area, with a total of 477
students belonging low-income families. The main goal was to teach in a critical and
practical way to children from 1st to 5th grade leading to a change in the students
behavior toward the environment. As an initial motivation it was worked with a comic
book named “Bidu”, a Turma da Monica character from the author Mauricio de
Souza, where a trash can claims to Bidu that it 's being ignored by everyone around
him and there is several waste dumped on the floor, such as fruit peel, newspapers,
cigarettes, etc. The story reached the of children's understanding because the
character is well-known in the infant universe. Other environmental practices have
been developed, such as creating drawings and posters about the environment,
recording pictures of garbage dumped in various locations at school, visiting other
classes from the school where there was a integration and rapprochement of
students from various age groups. In addition to provide awareness, exchange of
experiences, ideas and thinking about all the attitudes and behaviors regarding the
environment and the proper use of trash cans in the school. Many teachers, staff and
students understood the need to adopt new behaviors and attitudes toward the
environment and the proper use of trash cans in the school. Awareness is a part of
an educational process where changes in the whole educational process and
behavior are required. There is a long way ahead where one step at a time must be
taken to achieve this goals. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mudança | por |
dc.subject | Atitude | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.title | A conscientização na infância para a preservação ambiental | por |
dc.title.alternative | Environmental preservation awareness in childhood | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O grande desafio está em provocar de forma crítica e consciente mudanças de
comportamentos e atitudes nas pessoas em sua relação com o meio ambiente. Para isto, há a
necessidade da existência de motivação. A motivação para a mudança de hábitos foi
provocada por algumas práticas ambientais desenvolvidas na escola. O trabalho foi realizado
na escola estadual de educação básica Francisco Brochado da Rocha, CIEP, localizada no
Bairro Santos, na cidade de São Sepé/RS, sendo esta uma escola pública, de zona urbana, com
um total de 477 alunos, sendo pertencentes a famílias de baixa renda. O objetivo principal foi
o de ensinar de forma pratica e critica as crianças de 1ª. a 5ª. séries provocando uma mudança
de comportamento dos alunos em relação ao ambiente. Como motivação inicial trabalhou-se
com uma história em quadrinhos, do Bidu, personagem da Turma da Mônica, do autor
Maurício de Souza, onde uma lixeira reclama ao Bidu que está sendo ignorada por todos e em
sua volta a diversos resíduos jogados no chão, como cascas de frutas, jornal, cigarros, etc. A
história atingiu a compreensão das crianças porque o personagem é conhecido no universo
infantil. Outras práticas ambientais também foram desenvolvidas como a criação de desenhos
cartazes sobre o meio ambiente, registro de fotos da situação do lixo jogado em diversos
locais na escola, visitações nas outras turmas de alunos da escola onde houve uma integração
e aproximação de alunos das mais diversas faixas etárias. Além de proporcionar a
sensibilização, trocas de experiências, idéias e a reflexão de todos sobre as atitudes e
comportamentos adotados em relação ao meio ambiente e ao uso adequado das lixeiras na
escola. Muitos professores, funcionários e alunos compreenderam a necessidade de se adotar
novos comportamentos e atitudes em relação ao meio ambiente e ao uso adequado das lixeiras
na escola. A conscientização faz parte de um processo de educação, e requer uma mudança de
atitude, desta forma, como todo o processo educativo, se tem um longo caminho a percorrer
onde se dá um passo de cada vez para atingir os objetivos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |