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dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorKraemer, Débora Riograndense
dc.date.accessioned2016-11-17T14:29:05Z
dc.date.available2016-11-17T14:29:05Z
dc.date.issued2011-11-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2404
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe challenge is to provoke a critical awareness and changes in the behavior and attitude of people's relationship with the environment. For this, there is the necessity of the existence of motivation the motivation for this change was caused by some environmental practices developed at school. The study was conducted at state school for basic education Francisco Brochado da Rocha, CIEP, located in Bairro Santos, in São Sepe/RS, which is a public school in an urban area, with a total of 477 students belonging low-income families. The main goal was to teach in a critical and practical way to children from 1st to 5th grade leading to a change in the students behavior toward the environment. As an initial motivation it was worked with a comic book named “Bidu”, a Turma da Monica character from the author Mauricio de Souza, where a trash can claims to Bidu that it 's being ignored by everyone around him and there is several waste dumped on the floor, such as fruit peel, newspapers, cigarettes, etc. The story reached the of children's understanding because the character is well-known in the infant universe. Other environmental practices have been developed, such as creating drawings and posters about the environment, recording pictures of garbage dumped in various locations at school, visiting other classes from the school where there was a integration and rapprochement of students from various age groups. In addition to provide awareness, exchange of experiences, ideas and thinking about all the attitudes and behaviors regarding the environment and the proper use of trash cans in the school. Many teachers, staff and students understood the need to adopt new behaviors and attitudes toward the environment and the proper use of trash cans in the school. Awareness is a part of an educational process where changes in the whole educational process and behavior are required. There is a long way ahead where one step at a time must be taken to achieve this goals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMudançapor
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.titleA conscientização na infância para a preservação ambientalpor
dc.title.alternativeEnvironmental preservation awareness in childhoodeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO grande desafio está em provocar de forma crítica e consciente mudanças de comportamentos e atitudes nas pessoas em sua relação com o meio ambiente. Para isto, há a necessidade da existência de motivação. A motivação para a mudança de hábitos foi provocada por algumas práticas ambientais desenvolvidas na escola. O trabalho foi realizado na escola estadual de educação básica Francisco Brochado da Rocha, CIEP, localizada no Bairro Santos, na cidade de São Sepé/RS, sendo esta uma escola pública, de zona urbana, com um total de 477 alunos, sendo pertencentes a famílias de baixa renda. O objetivo principal foi o de ensinar de forma pratica e critica as crianças de 1ª. a 5ª. séries provocando uma mudança de comportamento dos alunos em relação ao ambiente. Como motivação inicial trabalhou-se com uma história em quadrinhos, do Bidu, personagem da Turma da Mônica, do autor Maurício de Souza, onde uma lixeira reclama ao Bidu que está sendo ignorada por todos e em sua volta a diversos resíduos jogados no chão, como cascas de frutas, jornal, cigarros, etc. A história atingiu a compreensão das crianças porque o personagem é conhecido no universo infantil. Outras práticas ambientais também foram desenvolvidas como a criação de desenhos cartazes sobre o meio ambiente, registro de fotos da situação do lixo jogado em diversos locais na escola, visitações nas outras turmas de alunos da escola onde houve uma integração e aproximação de alunos das mais diversas faixas etárias. Além de proporcionar a sensibilização, trocas de experiências, idéias e a reflexão de todos sobre as atitudes e comportamentos adotados em relação ao meio ambiente e ao uso adequado das lixeiras na escola. Muitos professores, funcionários e alunos compreenderam a necessidade de se adotar novos comportamentos e atitudes em relação ao meio ambiente e ao uso adequado das lixeiras na escola. A conscientização faz parte de um processo de educação, e requer uma mudança de atitude, desta forma, como todo o processo educativo, se tem um longo caminho a percorrer onde se dá um passo de cada vez para atingir os objetivos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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