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dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorKayser, Aristéia Mariane
dc.date.accessioned2016-11-17T14:38:39Z
dc.date.available2016-11-17T14:38:39Z
dc.date.issued2011-11-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2405
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work is a qualitative-exploratory research that aims at understanding the meaning of health humanization to professionals and users of three Basic Health Units- UBS situated in Santa Maria- RS. The data analysis was carried on through a “Thematic Analysis”, built in three steps: pre-analysis; material exploration and treatment and interpretation of found results. This topic was chosen because of health professionals’ great difficulty about initiating the reflection process- action in the health’s actions, and, mainly working the social inclusion question required by SUS, linked to the lack of environmental issues and its interference with the health-disease process. This way, the social and environmental questions are parameters, and dispose the population’s health in danger. In this sense, in the last decades, important factors made people think about their action in relation to the environment. Considering the fact that the environmental degradation and its consequences are responsible for the world’s change, and, epistemological data show the emergence of reemerging diseases such as: dengue, cholera, etc. in this perspective, the ambiental education can be seen as a new way of discussion about the social context. On the other side, the humanization of health care can/should be characterized as a dynamic and dialogical process that need to be created and recreated by the involvement and commitment of the different authors that build the health canary, since it aims at the empowerment, autonomy, the role of the subjects involved in the health condition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSUS (Sistema Único de Saúde)por
dc.subjectHumanização da assistência à saúdepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleEducação ambiental e humanização uma estratégia de saúdepor
dc.title.alternativeAmbiental education and humanization: a healtheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia é uma pesquisa qualitativo-exploratória, que visa compreender o significado da humanização da saúde para profissionais e usuários de três Unidades Básicas de Saúde – UBS situada no Município de Santa Maria – RS. A análise dos dados foi conduzida por meio da “Análise Temática”, composta por três etapas: a préanálise; exploração do material e o tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Esta temática foi escolhida devido à grande dificuldade dos trabalhadores da saúde em desencadear o processo reflexão – ação nas ações em saúde, e, principalmente em trabalhar a inclusão social conforme requer o SUS, ligado ao desconhecimento das questões ambientais, e sua interferência no processo saúde doença. Assim, as questões ambientais e sociais são balizadoras, e colocam em risco a saúde da população. Neste sentido, nas últimas décadas ocorreram importantes fatores os quais convocam a sociedade a repensar suas ações sobre a importância do meio ambiente. Já que, a degradação ambiental e suas conseqüências são responsabilizadas pelas mudanças ocorridas no mundo, e, dados epidemiológicos demonstram o surgimento de doenças reemergentes como: dengue, cólera, etc. nesta perspectiva, a educação ambiental pode ser vista como uma nova forma de discutir o contexto social. Já, a humanização da assistência à saúde pode/deve ser caracterizada como um processo dinâmico e dialógico que precisa ser criado e recriado pelo envolvimento e comprometimento dos diferentes autores que compõem o cenário da saúde, já que, visa, o empoderamento, a autonomia, o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo saúde doença.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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