dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Kayser, Aristéia Mariane | |
dc.date.accessioned | 2016-11-17T14:38:39Z | |
dc.date.available | 2016-11-17T14:38:39Z | |
dc.date.issued | 2011-11-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2405 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work is a qualitative-exploratory research that aims at understanding
the meaning of health humanization to professionals and users of three Basic Health
Units- UBS situated in Santa Maria- RS. The data analysis was carried on through a
“Thematic Analysis”, built in three steps: pre-analysis; material exploration and
treatment and interpretation of found results. This topic was chosen because of health
professionals’ great difficulty about initiating the reflection process- action in the
health’s actions, and, mainly working the social inclusion question required by SUS,
linked to the lack of environmental issues and its interference with the health-disease
process. This way, the social and environmental questions are parameters, and dispose
the population’s health in danger. In this sense, in the last decades, important factors
made people think about their action in relation to the environment. Considering the fact
that the environmental degradation and its consequences are responsible for the world’s
change, and, epistemological data show the emergence of reemerging diseases such as:
dengue, cholera, etc. in this perspective, the ambiental education can be seen as a new
way of discussion about the social context. On the other side, the humanization of
health care can/should be characterized as a dynamic and dialogical process that need to
be created and recreated by the involvement and commitment of the different authors
that build the health canary, since it aims at the empowerment, autonomy, the role of the
subjects involved in the health condition. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | SUS (Sistema Único de Saúde) | por |
dc.subject | Humanização da assistência à saúde | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | Educação ambiental e humanização uma estratégia de saúde | por |
dc.title.alternative | Ambiental education and humanization: a health | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia é uma pesquisa qualitativo-exploratória, que visa compreender o
significado da humanização da saúde para profissionais e usuários de três Unidades
Básicas de Saúde – UBS situada no Município de Santa Maria – RS. A análise dos
dados foi conduzida por meio da “Análise Temática”, composta por três etapas: a préanálise;
exploração do material e o tratamento dos resultados obtidos e interpretação.
Esta temática foi escolhida devido à grande dificuldade dos trabalhadores da saúde
em desencadear o processo reflexão – ação nas ações em saúde, e, principalmente
em trabalhar a inclusão social conforme requer o SUS, ligado ao desconhecimento
das questões ambientais, e sua interferência no processo saúde doença. Assim, as
questões ambientais e sociais são balizadoras, e colocam em risco a saúde da população.
Neste sentido, nas últimas décadas ocorreram importantes fatores os quais convocam a
sociedade a repensar suas ações sobre a importância do meio ambiente. Já que, a
degradação ambiental e suas conseqüências são responsabilizadas pelas mudanças
ocorridas no mundo, e, dados epidemiológicos demonstram o surgimento de doenças
reemergentes como: dengue, cólera, etc. nesta perspectiva, a educação ambiental pode
ser vista como uma nova forma de discutir o contexto social. Já, a humanização da
assistência à saúde pode/deve ser caracterizada como um processo dinâmico e dialógico
que precisa ser criado e recriado pelo envolvimento e comprometimento dos diferentes
autores que compõem o cenário da saúde, já que, visa, o empoderamento, a autonomia,
o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo saúde doença. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |