Cartografia escolar, inteligências múltiplas e neurociências no ensino fundamental: a mediação (geo)tecnológica e multimodal no ensino de geografia
Fecha
2022-01-24Primeiro coorientador
Becker, Elsbeth Léia Spode
Primeiro membro da banca
Petsch, Carina
Segundo membro da banca
Barin, Claudia Smaniotto
Terceiro membro da banca
Richter, Denis
Quarto membro da banca
Ribeiro, Eduardo Augusto Werneck
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A relação entre Cartografia Escolar, Inteligências Múltiplas, Multimodalidade e Neurociências se mostra muito relevante ao contexto atual, pois auxilia na compreensão de como o processo de aprendizagem ocorre e como pensar atividades diversas destacando conceitos cartográficos e centrais para o ensino de Geografia. Partindo dessas premissas, esse trabalho tem como objetivo geral estudar a contribuição da Teoria das Inteligências Múltiplas e da Neurociências a partir do uso de (Geo)Tecnologias e recursos multimodais na construção de conhecimentos geográficos e cartográficos no Ensino Fundamental. A fundamentação teórica está organizada em três capítulos, abordando o desenvolvimento histórico da Cartografia, a Cartografia Temática, orientações curriculares, metodologias ativas e Multimodalidade, além da concepção histórica sobre inteligências e a Teoria das Inteligências Múltiplas. O método de pesquisa é o indutivo com abordagem quali-quantitativa, tendo em vista a discussão de elementos subjetivos frente a aprendizagem, assim como a quantificação dos dados levantados para embasar a discussão. Realizou-se uma sequência didática nas turmas 71 e 72 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul, contando com aplicações de questionários para avaliar o conhecimento preliminar dos estudantes, outro posterior à oficina para analisar a aprendizagem dos participantes. Dois meses após o término das atividades, os discentes responderam ao terceiro questionário com o objetivo de compreender a consolidação da memória acerca das temáticas abordadas. Além disso, solicitou-se aos participantes para responderem alguns questionários sobre suas atividades do cotidiano, realizadas no turno da noite do dia que ocorreu alguma atividade da sequência didática e, também, sobre o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir e a duração do sono. As atividades foram iniciadas com a oficina pedagógica, que apresentou conceitos teóricos fundamentais para as práticas de mapeamento. Essa atividade foi realizada de maneira síncrona na turma 71, no Google Meet, enquanto que, na turma 72, implantou-se a “Sala de Aula Invertida Remota” com a disponibilização de vídeos sobre as temáticas contextualizadas. Após, ocorreu a confecção de mapas sobre uso e ocupação da terra e de variáveis sociodemográficas de Santa Maria, manuais e digitais, e de uma atividade ressaltando os princípios do mapeamento com bússola. A sequência didática demonstrou que os estudantes assimilaram os conceitos trabalhados, havendo, porém, outliers, que foram analisados a luz das atividades cotidianas dos estudantes. Isso permitiu identificar possíveis padrões que colaboram ou não com a aprendizagem. Contudo, por se tratar de indivíduos dotados de subjetividade, podem ocorrer variações nos dados levantados. Ademais, propôs-se o conceito de Cartografia Escolar Multi(Geo)Modal que sintetiza as observações da proposta metodológica da oficina, envolvendo a intersecção Cartografia Escolar, Inteligências Múltiplas, Multimodalidade e Neurociências, e tratando-se do conceito central dessa Tese.
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