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dc.creatorWeinitschke, Elisandra Della Flora
dc.date.accessioned2022-04-18T19:04:24Z
dc.date.available2022-04-18T19:04:24Z
dc.date.issued2021-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24080
dc.description.abstractThis study aimed to develop an incubation methodology in accordance with the objectives and characteristics of the UFSM Social Incubator, considering the need for this tool to instruct, guide project coordinators, work team and, mainly, contribute to the incubated projects can develop their proposals better and obtain better results. For this, bibliographic and documentary data were collected, as well as the application of interviews in social incubators linked to the ITCP network, in order to provide the necessary support for the methodological construction. The survey revealed that, of the ten incubators participating in this study, most seek to follow the incubation stages, but not all determine a time limit, focusing on the development and sustainability of the incubated enterprises. Few adopt indicators to assess their performance or that of their incubated companies and the topic of Social Impact Business is also little discussed. Those that have a clear incubation method are conducted by multidisciplinary teams that are more experienced in the work developed with groups in social vulnerability. There are still many challenges surrounding social incubation, from problems such as the high turnover of the people involved to the lack of financial resources and investment to implement and maintain their projects. To improve the methodology of incubators, further research is suggested on social technologies, indicators and businesses that can impact the target audience of a social incubator, because, despite the intention and reasons presented, most of these incubators are still unable to develop such themes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIncubadoraspor
dc.subjectImpacto socialpor
dc.subjectEmpreendimentospor
dc.subjectMetodologia de incubaçãopor
dc.subjectIncubatorseng
dc.subjectSocial impacteng
dc.subjectEnterpriseseng
dc.subjectIncubation methodologyeng
dc.titleA Incubadora Social da UFSM: uma proposta metodológica para promover impacto socialpor
dc.title.alternativeUFSM's Social Incubator: a methodological proposal to promote social impacteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo desenvolver uma metodologia de incubação de acordo com os objetivos e as características da Incubadora Social da UFSM, considerando a necessidade dessa ferramenta para instruir, orientar coordenadores de projetos, equipe de trabalho e, principalmente, contribuir para que os empreendimentos incubados possam desenvolver melhor as suas propostas e obter melhores resultados. Para isso, realizou-se uma coleta de dados bibliográficos, documentais, bem como a aplicação de entrevistas em incubadoras sociais vinculadas à rede ITCP, com o intuito de fornecer os subsídios necessários para a construção metodológica. A pesquisa revelou que, das dez incubadoras participantes deste estudo, a maioria procura seguir as etapas de incubação, porém nem todas determinam um limite temporal, focando no desenvolvimento e na sustentabilidade dos empreendimentos incubados. Poucas adotam indicadores para avaliação de seu desempenho ou de seus incubados e o tema dos Negócios de Impacto Social também é pouco abordado. As que possuem um método claro de incubação são conduzidas por equipes multidisciplinares e mais experientes no trabalho desenvolvido perante os grupos em vulnerabilidade social. Ainda existem muitos desafios que cercam a incubação social, desde problemas como a alta rotatividade das pessoas envolvidas até a falta de recursos financeiros e investimento para implementação e manutenção dos seus projetos. Para melhorar a metodologia das incubadoras, sugere-se mais pesquisas a respeito de tecnologias sociais, indicadores e negócios que possam impactar o público alvo de uma incubadora social, pois, apesar da intencionalidade e dos motivos apresentados, a maioria dessas incubadoras ainda não consegue desenvolver tais temáticas.por
dc.contributor.advisor1Becker, Kalinca Leia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9082069520269585por
dc.contributor.referee1Bobsin, Debora
dc.contributor.referee2Agne, Chaiane Leal
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3791183896826261por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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