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dc.contributor.advisorFlores, Maria Luiza Rodrigues
dc.creatorKubbe, Ana Luisa
dc.date.accessioned2016-11-22T12:11:43Z
dc.date.available2016-11-22T12:11:43Z
dc.date.issued2011-01-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2415
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research deals with the implementation of public politics for inclusion of deaf students or hearing deficiency, in the context of a public school, being developed as a case study. The main objective was to analyses the implementation at this school, the National Politic on Inclusion established force in the country. It was investigated, as the school realizes the experience the paradigm of inclusive education. As specific objectives, it analyzed how many students with this disability there was in that school, which needs funds and materials. It examine specific training for teachers to execute this inclusion in regular education classrooms, as well as those teachers with students in the process of inclusion; if they feel prepared for the experienced of the paradigm of inclusion in a school management in the perspective on democratic education , Which requires the participation of subjects involved in formulating and implementing politics. Because it is a qualitative study, data collection was conducted through questionnaires and involved the analysis of the Political-Pedagogical Project of School. From the analysis of data collected in this work, it can conclude an inclusion to occur with quality should be implemented to include existing politics, seeking the full development of students who are deaf or hearing deficiency.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da educaçãopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectAlunos surdospor
dc.subjectAlunos com deficiência auditivapor
dc.titlePolíticas públicas para inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva: análise de uma experiência em escola pública estadual no RSpor
dc.title.alternativePublic politic to include estudents who are deaf or hearing deficiency: an analysis of experience in public school in RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da implementação de políticas públicas de inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva no contexto de uma escola pública, sendo desenvolvida como um estudo de caso. O objetivo principal foi analisar a implementação, nesta Escola, da Política Nacional de Inclusão vigente no país. Investigou-se como esta Escola vivencia o paradigma da inclusão escolar. Como objetivos específicos, analisou-se quantos são os alunos com esta deficiência na referida Escola, quais as necessidades de recursos e de materiais. Verificou-se a formação específica dos docentes para efetivarem esta inclusão nas classes de ensino regulares, bem como se aqueles professores com alunos em processo de inclusão; se sentem preparados para a vivência do paradigma de inclusão escolar dentro de uma perspectiva de gestão democrática em educação, o que pressupõe a participação dos sujeitos envolvidos na definição e implementação de políticas. Por se tratar de um estudo de natureza qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionários e envolveu a análise do Projeto Político-pedagógico da Escola. A partir da análise dos dados levantados neste trabalho, pode-se concluir que para ocorrer uma inclusão com qualidade devem ser implementadas as políticas de inclusão existentes, visando ao pleno desenvolvimento dos alunos e alunas surdos ou com deficiência auditiva.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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