A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre
Resumo
As mudanças radicais que estão em andamento nos diversos setores industriais exigem que as organizações mantenham-se competitivas no mercado em que estão inseridas. A busca pela competitividade implica em conhecer o mercado que a empresa pertence, assim como a sua própria organização. Aderir boas e modernas práticas de gestão auxiliam as organizações na constante preocupação pela busca de vantagens competitivas. Uma disciplina que vem se popularizando neste cenário de mudanças é a gestão de projetos. A disciplina de gestão de projetos tem sua aplicação associada ao aumento de produtividade,
aprimoramento dos processos internos, maior controle dos recursos e aumento na qualidade das entregas. O mercado publicitário tradicional é um dos ambientes que está sofrendo mudanças e ajustes em sua formatação, as mudanças em andamento afetam diretamente o modelo tradicional de agências de publicidade e atingem sua competitividade. O presente
trabalho tem como objetivo compreender como a gestão de projetos pode auxiliar as agências publicitárias tradicionais a manterem-se relevantes no mercado. Para cumprir com tal objetivo, abordamos a estruturação do mercado publicitário tradicional, os fatores que ferem a competitividade das agências tradicionais e adentramos o mundo da gestão de projetos. A investigação sobre as aplicações da gestão de projetos em agências tradicionais foi realizada por meio de estudos de casos múltiplos, colocando em observação duas agências de publicidade tradicionais do mercado de Porto Alegre que implantaram a gestão de projetos em suas rotinas. Como resultado da investigação, percebemos que a implantação de gestão de projetos em agências tradicionais pode ter diferentes abordagens e cada uma delas contribui para a melhora na competitividade das agências tradicionais.
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