dc.contributor.advisor | Lisbôa Filho, Flavi Ferreira | |
dc.creator | Rorato, Vitória Caramori | |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T17:41:41Z | |
dc.date.available | 2022-04-25T17:41:41Z | |
dc.date.issued | 2019-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | RORATO, V. C. As ruas gritam: um estudo sobre as representações de graffiti na cidade de Santa Maria – RS. 2019. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24185 | |
dc.description | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The present work has as main objective to discuss the graffiti representations in the city of Santa Maria - RS, understood as resistance to the hegemonic apparatus, which acts in favor of the maintenance of the inequalities operated by the capitalist system. Attention is paid to graffiti culture and its counter-hegemonic representations, presenting contextual points and identity issues related to the subjects involved in this practice. The first chapter presents the concepts of culture, identity, representation, hegemony and counter-hegemony from the perspective of Cultural Studies; the second chapter discusses graffiti and its representations, supported by the historical context of this manifestation, and paying attention to its relationship with hip-hop culture, and its expression in Brazil. The third chapter deals with the methodological path that guided this study: the cultural analysis, from the tension between lived culture and registered culture. Finally, the fourth chapter explains the process of creating the digital collection “@ruassm” on Instagram, reflecting the motivations that led to the idealization of this project and the path taken during its construction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Representação | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Graffiti | por |
dc.subject | Hegemonia | por |
dc.subject | Contra-hegemonia | por |
dc.subject | Representation | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject | Graffiti | eng |
dc.subject | Hegemony | eng |
dc.subject | Counter-hegemony | eng |
dc.title | As ruas gritam: um estudo sobre as representações de graffiti na cidade de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Streets cry: a study on graffiti representations in Santa Maria – RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como principal objetivo discutir as representações de graffiti na cidade de Santa Maria - RS, compreendidas como resistência ao aparato hegemônico, que atua a favor da manutenção das desigualdades operadas pelo sistema capitalista. Atenta-se para a cultura do graffiti e suas representações contra-hegemônicas, apresentando pontos contextuais e, também, questões identitárias relativas aos sujeitos envolvidos nessa prática. O primeiro capítulo expõe os conceitos de cultura, identidade, representação, hegemonia e contra-hegemonia sob a perspectiva dos Estudos Culturais; o segundo capítulo discorre sobre o graffiti e suas representações, amparado pela contextualização histórica dessa manifestação, e atentando para sua relação com a cultura hip hop, e sua expressão no Brasil. O terceiro capítulo versa sobre o caminho metodológico que guiou este estudo: a análise cultural, a partir do tensionamento entre cultura vivida e cultura registrada. E, por fim, o quarto capítulo explica o processo de criação do acervo digital “@ruassm” no Instagram, refletindo as motivações que levaram à idealização desse projeto e a trajetória percorrida durante a construção do mesmo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |