Educação ambiental: o ensino aprendizagem através do lúdico e da interdisciplinaridade
Resumen
O presente trabalho visa apresentar o uso do lúdico como ferramenta para a construção de conhecimento significativo em Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada com professores de ciências do 1° ao 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Humaitá, Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Dentre os objetivos do trabalho estão: investigar o uso da ludicidade e da interdisciplinaridade no ensino de Educação Ambiental nas escolas, ouvir a opinião dos professores sobre a importância o uso da ludicidade e da interdisciplinaridade como metodologias no ensino de Educação Ambiental e por fim buscar saber a opinião dos professores sobre a eficácia desta metodologia. Os principais resultados mostram que o lúdico é utilizado como ferramenta de ensino da educação ambiental, no entanto seu uso diminui gradativamente à medida que o aluno cresce de série e de idade cronológica. É perceptível também que o uso da interdisciplinaridade diminui a medida que os alunos passam a ter mais de um professor por turma, sugerindo que o planejamento das aulas passa a ser feito de forma individual pelo professor.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]