Otimização de torres treliçadas de linhas de transmissão através do método teaching learning based optimization algorithm
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Data
2022-02-09Primeiro coorientador
Rodriguez, René Quispe
Primeiro membro da banca
Miguel, Leandro Fleck Fadel
Segundo membro da banca
Alva, Gerson Moacyr Sisniegas
Metadata
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No campo da engenharia a busca pelo melhor desempenho de uma estrutura em
termos de economia, eficiência e segurança resume um dos principais objetivos desta
área. Neste sentido, em relação as torres de linhas de transmissão (TLT), convém
destacar que qualquer economia no custo de uma estrutura do tipo tangente deve ser
considerada, haja visto que um grande número destas estruturas é construído a partir
de um mesmo projeto em uma linha de transmissão (LT). Desta forma, novos métodos
e técnicas são desenvolvidos para atingir uma estrutura ideal. O método de otimização
metaheurístico Teaching-Learning Based Optimization (TLBO) se baseia na estrutura
de ensino-aprendizagem de uma classe simulando a influência do professor sobre os
alunos e o processo de aprendizagem colaborativo entre os alunos. O TLBO se
destaca por sua versatilidade em diferentes tipos de problemas de otimização em
virtude da implementação intuitiva e por não requerer nenhum tipo específico de
parâmetro quando comparado a outras metaheurísticas. Sendo assim, o principal
objetivo deste trabalho é implementar e realizar a otimização paramétrica de TLT
utilizando como método de otimização o TLBO. Para tanto, três exemplo numéricos
estudados em Cigré (2009) foram utilizados. Toda a implementação computacional
ocorreu através do software MATLAB. O modelo mecânico, validado e adotado para
as estruturas, é composto por elementos de treliça espacial e resolvido através de
uma análise estática e linear pelo do Método dos Elementos Finitos (MEF). Utilizouse
como função objetivo para otimização o peso das estruturas, e as restrições
impostas foram de resistência de projeto (compressão e tração) e de índice de
esbeltez das barras que compõem as torres, conforme estabelecido pela ASCE 10-15
(2015). A metodologia de otimização proposta foi capaz de reduzir em até 16,45% em
comparação ao peso original de uma das torres. Além disso, as restrições impostas
foram perfeitamente respeitadas pelo algoritmo.
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