dc.creator | Weber, Guilherme Adriano | |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T14:36:06Z | |
dc.date.available | 2022-04-28T14:36:06Z | |
dc.date.issued | 2022-02-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24213 | |
dc.description.abstract | In the engineering field, the search for the best performance of a structure in terms of
economy, efficiency and safety is one of the main objectives. In this sense, in relation
to transmission line towers (TLT), it should be noted that any savings in the cost of a
tangent-type structure should be considered, given that a large number of these
structures are built from the same project in a transmission line (LT). In this way, new
methods and techniques are developed to achieve an ideal structure. The Teaching
Learning-Based Optimization (TLBO) is based on the structure of a class, simulating
the influence of the teacher on the students and the collaborative learning process
among the students. TLBO stands out for its versatility in different types of optimization
problems due to its intuitive implementation and for not requiring any specific type of
parameter when compared to other metaheuristics. Thus, the main objective of this
work is to implement and perform the parametric optimization of TLT using TLBO as
an optimization method. For this, three numerical examples studied in Cigré (2009)
were used. All computational implementation took place through MATLAB software.
The mechanical model, validated and adopted for the structures, is composed of
spatial truss elements and resolved through a static and linear analysis using the Finite
Element Method (FEM). The weight of the structures was used as an objective function
to optimize the structures, and the restrictions imposed were the design strength
(compression and traction) and the slenderness index of the bars that make up the
towers, as established by ASCE 10 (2015). The proposed optimization methodology
was able to reduce up to 16.45% compared to the original weight of one of the towers.
Furthermore, the restrictions imposed were perfectly respected by the algorithm. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Otimização | por |
dc.subject | TLBO | por |
dc.subject | Torres de linhas de transmissão | por |
dc.subject | Optimization | eng |
dc.subject | Transmission line towers | eng |
dc.title | Otimização de torres treliçadas de linhas de transmissão através do método teaching learning based optimization algorithm | por |
dc.title.alternative | Optimization of lattice steel transmission line towers using a the teaching learning based optimization algorithm | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | No campo da engenharia a busca pelo melhor desempenho de uma estrutura em
termos de economia, eficiência e segurança resume um dos principais objetivos desta
área. Neste sentido, em relação as torres de linhas de transmissão (TLT), convém
destacar que qualquer economia no custo de uma estrutura do tipo tangente deve ser
considerada, haja visto que um grande número destas estruturas é construído a partir
de um mesmo projeto em uma linha de transmissão (LT). Desta forma, novos métodos
e técnicas são desenvolvidos para atingir uma estrutura ideal. O método de otimização
metaheurístico Teaching-Learning Based Optimization (TLBO) se baseia na estrutura
de ensino-aprendizagem de uma classe simulando a influência do professor sobre os
alunos e o processo de aprendizagem colaborativo entre os alunos. O TLBO se
destaca por sua versatilidade em diferentes tipos de problemas de otimização em
virtude da implementação intuitiva e por não requerer nenhum tipo específico de
parâmetro quando comparado a outras metaheurísticas. Sendo assim, o principal
objetivo deste trabalho é implementar e realizar a otimização paramétrica de TLT
utilizando como método de otimização o TLBO. Para tanto, três exemplo numéricos
estudados em Cigré (2009) foram utilizados. Toda a implementação computacional
ocorreu através do software MATLAB. O modelo mecânico, validado e adotado para
as estruturas, é composto por elementos de treliça espacial e resolvido através de
uma análise estática e linear pelo do Método dos Elementos Finitos (MEF). Utilizouse
como função objetivo para otimização o peso das estruturas, e as restrições
impostas foram de resistência de projeto (compressão e tração) e de índice de
esbeltez das barras que compõem as torres, conforme estabelecido pela ASCE 10-15
(2015). A metodologia de otimização proposta foi capaz de reduzir em até 16,45% em
comparação ao peso original de uma das torres. Além disso, as restrições impostas
foram perfeitamente respeitadas pelo algoritmo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Kaminski Junior, João | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8734131577465605 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Rodriguez, René Quispe | |
dc.contributor.referee1 | Miguel, Leandro Fleck Fadel | |
dc.contributor.referee2 | Alva, Gerson Moacyr Sisniegas | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0211574836474877 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |