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dc.contributor.advisorMacedo, Ricardo Tombesi
dc.creatorMachado, Luana de Oliveira
dc.date.accessioned2022-05-02T22:46:17Z
dc.date.available2022-05-02T22:46:17Z
dc.date.issued2020-12-09
dc.date.submitted2020-12-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24242
dc.description.abstractThis paper presents the development of a Case Study as a research method in the school environment in Geography classes for the first year of high school. The classes addressed Mind Maps, Concept Maps, online research tool and Biomes of the World as theme of the discipline. The activities of creating maps or texts and answering questionnaires were the means to obtain quantitative and qualitative data necessary to understand the learning process and to assess which map would allow students to learn better. Among the main results obtained, in the context in which this study was developed, are the need for more government investments to for distance learning to produce efficient learning, support those who do not have a computer and access to the Internet, creating mean that train teachers to run classes and that students so that they might carry out activities these classes when taught only at a distance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectMapas mentaispor
dc.titleAprendizagem significativa com mapas conceituais e mentais: um estudo de caso comparativo no ensino de Geografiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo da UAB de Palmeira das Missões/RSpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Computação EaD - UAB/UFSMpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta o desenvolvimento de um Estudo de Caso como método de pesquisa no ambiente escolar nas aulas de Geografia para o primeiro ano do ensino médio. O estudo iniciou com aulas sobre Mapas Mentais, Mapas Conceituais, pesquisas online e Biomas do Mundo como tema da disciplina. As atividades de criar mapas ou textos e responder questionários foram os meios para obtenção de dados quantitativos e qualitativos necessários para compreender o processo de aprendizado e avaliar qual mapa permitiria aos alunos aprender melhor. Dentre os principais resultados obtidos, no contexto em que este estudo se desenvolveu, estão a necessidade de mais investimentos governamentais para que o ensino à distância produza um aprendizado eficiente, dar suporte àqueles que não possuem computador e acesso à internet; e criar meios de capacitar os professores para executar as aulas e os alunos para que consigam realizar as atividades sobre estas aulas quando ministradas somente à distância.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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