Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Sidnei Renato
dc.creatorReis, Thiago Antônio Zarth
dc.date.accessioned2022-05-02T22:46:51Z
dc.date.available2022-05-02T22:46:51Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.date.submitted2020-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24246
dc.description.abstractThis paper presents a case study involving teaching Virtual and Augmented Reality, seeking to help teachers and motivate students, promoting teaching and learning in a dynamic and interactive way. As History is a discipline about the past, and goes over a lot of subjects, the Digital Information and Communications Technologies can be used to assist the development of learning. The visual appeal, through Virtual and Augmented Reality, in this context is a facilitator for students to improve their comprehension of the past so they can value the future.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectRealidade virtual e aumentada na educaçãopor
dc.subjectTecnologias digitais da informação e da comunicaçãopor
dc.titleRealidade virtual e aumentada na educação: um estudo de caso na disciplina de história no ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo da UAB de Três Passos/RSpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Computação EaD - UAB/UFSMpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo de caso envolvendo o emprego da Realidade Virtual e Aumentada na disciplina de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando a auxiliar os professores e motivar os alunos, promovendo os processos de ensino e de aprendizagem de maneira dinâmica e interativa. Como a História é uma disciplina que abrange o passado e tem um conteúdo extenso, podem ser empregadas as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem. O apelo visual, por meio da Realidade Virtual e Aumentada nesse contexto é um facilitador para que os alunos consigam melhorar a compreensão do passado para valorizar o futuro. Os resultados do estudo de caso mostraram que as escolas não têm profissionais capazes de trabalhar com a RA e RV, pois os professores têm medo ou não se sentem preparados, porém tentem a necessidade de algo novo para que possam trabalhar de maneira mais dinâmica e trazer a atenção dos alunos para o que é realmente importante.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto