dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Kohlrausch, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2016-11-23T13:45:29Z | |
dc.date.available | 2016-11-23T13:45:29Z | |
dc.date.issued | 2010-11-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2425 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The consumption of electric energy has been increasing with the approach of clean
technologies and the unconcerned waste from industry and population. This paper had the
purpose of spreading the information about the damage that the uncontrolled use of electric
energy may cause and to diffuse suggestions about controlling the spend of energy for
students, their families and to the community. The public aimed was a class of 21 students of
the 8th grade of the Elementary Education from the Escola Luterana São Mateus – Sapiranga.
Education actions were developed were it was tested, through a questionary, the initial
knowledge of the students and, in the end, what they have learned and which habits were
changed. Activities accomplished such as researches, debates, maquetas, maps, presentations,
experiments, confection of sticking plasters and the studying of the energy bill took the a
expressive learning. More important than knowing how to judge the characteristics, the
production and transmission of the electric energy is being able to perceive that the theme was
spreaded for a whole scholar community. The Environment Education, worked in school, get
ahead the walls of the education establishments and reaches many other people through
teachers and students. This is one of the means by which the society change its habits, take
new attitudes that collaborate in the reduction of the environment impact and cooperate for the preservation of the natural resources. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.subject | Energia | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.title | Educação ambiental: uso consciente da energia elétrica e aplicação de alternativas para diminuição do consumo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O consumo de energia elétrica tem aumentado com o advento das tecnologias limpas e com o
consumo despreocupado da indústria e dos cidadãos. Este trabalho teve como objetivo
disseminar as informações sobre os danos que o consumo desenfreado da energia elétrica
pode causar ao meio ambiente e difundir sugestões sobre o controle do gasto de energia para
alunos, suas famílias e para a comunidade. O público alvo foi uma turma, com 21 alunos, da
8ª série do Ensino Fundamental da Escola Luterana São Mateus – Sapiranga, RS. Foram
desenvolvidas ações educativas onde se testou primeiramente, através de questionário, o
conhecimento inicial dos alunos e, ao final, o que eles assimilaram e quais hábitos foram
mudados. Atividades realizadas como pesquisas, debates, maquetes, mapas, apresentações,
experimentos, confecção de adesivos e o estudo da conta de luz levaram a um aprendizado
significativo. Mais importante que saber conceituar as características, a produção e a
transmissão da energia elétrica é poder perceber que o tema foi difundido para toda uma
comunidade escolar. A Educação Ambiental, trabalhada na escola, ultrapassa os muros dos
estabelecimentos de ensino e chega a diversas pessoas através dos professores e alunos. Este é
um dos meios através dos quais a sociedade transforma seus hábitos, adota novas atitudes que
colaboram na redução do impacto ambiental e contribui para a preservação dos recursos ambientais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |