Mostrar registro simples

dc.creatorBalbuena, Rosa Ulicimara de Menezes
dc.date.accessioned2022-05-11T16:47:26Z
dc.date.available2022-05-11T16:47:26Z
dc.date.issued2020-11-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24323
dc.description.abstractThis dissertation deals with issues that correspond to education and the world of youth work. The proposed research aimed to investigate the influence of the institutions the family and school on the professional expectations of young people belonging to two schools, namely, a public and a private in Santa Maria city, Rio Grande do Sul state, based on students who are in the third grade of high school. Was studied and sought to understand the influences of private and public schools and in what reason and grade this happens. The research was supported by the concepts developed by Pierre Bourdieu about habitus and cultural capital, as well as that of favorable dispositions concept developed by Bernard Lahire. The study sought to observe the class habitus of students from different institutions and the extent to which the school reinforces and / or alters this, based on objective and subjective elements present in the moment that young people choose by a career. It is worth considering that some students from public institutions have expectations / choices / success in professions that contradict their predictable habitus. In this sense, the purpose was to analyze the extent to which the school reinforces and / or changes the occupational probabilities already present in the family life of students and their original community. Finally, this dissertation show the extent to which habitus, as well as knowledge, skills, information, that is, the set of intellectual qualifications transmitted by families and reproduced in schools, has a singular influence on the lives of these social agents. The research made use of a qualitative methodology and was guided by the perspective that subjectivities, both from an individual and collective point of view, are strongly marked by family and school experiences.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHabituspor
dc.subjectCapital culturalpor
dc.subjectInstituiçõespor
dc.subjectFamília e escolapor
dc.subjectCultural capitaleng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectInstitutions and schooleng
dc.titleFamília e escola disposições e expectativas presentes nas escolhas profissionais dos jovens de classe média e populares na cidade de Santa Maria-RSpor
dc.title.alternativeFamily and school: provisions and expectations inside in the professional choices of young from middle and popular classe in Santa Maria City, Rio Grande do Sul state.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação versa sobre questões que correspondem à educação e ao mundo do trabalho juvenil. A pesquisa proposta objetivou investigar a influência das instituições família e escola nas expectativas profissionais de jovens pertencentes a duas escolas, a saber, uma pública e uma privada na cidade de Santa Maria – RS, tomando por base alunos que estão na terceira série do ensino médio. Buscou-se compreender a influência da escola particular e da pública e em que sentido isso acontece. A pesquisa esteve apoiada nos conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu sobre habitus e capital cultural, bem como o de disposições favoráveis desenvolvido por Bernard Lahire. O estudo buscou observar o habitus de classes dos alunos das diferentes instituições e em que medida a escola reforça e/ou altera esse, tomando por base elementos objetivos e subjetivos presentes no momento dos jovens optarem por uma determinada carreira. Cabe considerar que alguns alunos de instituições públicas têm expectativas/ escolhas / sucesso em profissões que contrariam o seu habitus previsível. Nesse sentido, o propósito foi analisar até que ponto a escola reforça e/ou altera as probabilidades ocupacionais já presentes na vida familiar e na comunidade de origem dos estudantes. Por fim, pode-se apreender desta dissertação, em que medida o habitus, bem como o conhecimento, as habilidades, as informações, ou seja, o conjunto de qualificações intelectuais transmitidas pelas famílias e reproduzidas nas escolas tem influência singular na vida desses agentes sociais. A pesquisa lançou mão de uma metodologia qualitativa e esteve orientada pela perspectiva de que as subjetividades tanto do ponto de vista individual como coletivo são fortemente marcadas pelas experiências familiar e escolar.por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Laura Senna
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082040171132147por
dc.contributor.referee1Sandalowski, Mari Cleise
dc.contributor.referee2Drabach, Neila Pedrotti
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893203759893015por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International