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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorLeite, Michele Benetti
dc.date.accessioned2022-05-13T11:15:16Z
dc.date.available2022-05-13T11:15:16Z
dc.date.issued2021-12-14
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24335
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe Brazilian population needs of a greater awareness and appreciation of the country's natural resources, of the cultural potential that is around us and who are responsible for its maintenance. The school community (especially public) normally have difficulty of access the innovative tools to diversify the school learning, that could supply more options for the teachers and help to the content assimilation. Between the tools the LandsCare system a social platform that have the intention to promote a civil society more active and committed with the nature and patrimony conservation, becoming a dynamizer and communicator of local rural life and to those who travel through these territories, always aiming to give visibility to the region, to your scenic values, of biodiversity and cultural, and to those who make them possible. The main objective is to apply the Landscare system as an interactive tool of knowledge of the landscape (natural and cultural) and for the enhancement of ecosystem services (especially those of scenic and beauty and biodiversity). The method used was a Qualitative Research applied, where researchers and participants will be involved in a participatory way. The current version of the application allows to enter information such as: nature; culture; routes and paths; where to eat; where to sleep; what to do; local products and hosts (local guides). It provides information on fauna, flora, history, geology, culture and curiosities of the inserted points. The data of the natural, historical and cultural attractions were collected in the city of Itaara-RS, in 2021, through targeted interviews with connoisseurs of these and after, entering this information on the website. Later, the website was used as a tool in classroom activities. After each cycle of data inserted and activities, was evaluated if the use of the tool was effective and if it brought benefits to the school. Despite some difficulties owing to sanitary restrictions and technical problems, the system proved to be effective in disseminating information about the environment, contributing to environmental education for students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPaisagempor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectServiços ecossistêmicospor
dc.subjectLandsCareeng
dc.subjectLandscapeeng
dc.subjectPatrimonyeng
dc.subjectEcosystem serviceseng
dc.titleUso do Sistema LandsCare como ferramenta para a Educação Ambientalpor
dc.title.alternativeUse of the LandsCare System as a tool for Environmental Educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA população brasileira carece de uma maior tomada de consciência e valorização sobre os recursos naturais do país, do potencial cultural que nos rodeia e quem são os responsáveis por sua manutenção. A comunidade escolar (especialmente públicas) normalmente tem dificuldades em acessar ferramentas inovadoras para diversificar o aprendizado escolar, que poderiam proporcionar mais opções aos professores e contribuir para a assimilação do conteúdo. Entre as ferramentas se tem o sistema LandsCare uma plataforma social que tem a intenção de promover uma sociedade civil mais ativa e comprometida com a conservação da natureza e do patrimônio, convertendo-se em um dinamizador e comunicador da vida rural local e a quem viajam por estes territórios, com o objetivo sempre de dar visibilidade à região, a seus valores cênicos, de biodiversidade e culturais, e àqueles que os fazem possível. O objetivo principal é aplicar o sistema LandsCare como uma ferramenta interativa de conhecimento da paisagem (natural e cultural) e de valorização dos serviços ecossistêmicos (especialmente os de beleza cênica e biodiversidade). O método utilizado foi de uma Pesquisa Qualitativa aplicada, onde os pesquisadores e os participantes estarão envolvidos de modo participativo. A versão atual do aplicativo possibilita inserir informações sobre: natureza; cultura; rotas e caminhos; onde comer; onde dormir; o que fazer; produtos locais e anfitriões (guias locais). Disponibiliza informação sobre fauna, flora, história, geologia, cultura e curiosidades dos pontos inseridos. Os dados dos atrativos naturais, históricos e culturais foram levantados na cidade de Itaara-RS, no ano de 2021, através de entrevistas direcionadas com conhecedores destes e após, inseridas estas informações no site. Posteriormente o site foi usado como ferramenta nas atividades em aula. Após cada ciclo de inserção dos dados e atividades, foi avaliado se o uso da ferramenta foi efetivo e se trouxe benefícios para a escola. Apesar de algumas dificuldades devido às restrições sanitárias e problemas técnicos, o sistema se mostrou eficaz na difusão de informações sobre o meio ambiente contribuindo para a educação ambiental aos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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