dc.contributor.advisor | Silveira, Djalma Dias da | |
dc.creator | Leite, Michele Benetti | |
dc.date.accessioned | 2022-05-13T11:15:16Z | |
dc.date.available | 2022-05-13T11:15:16Z | |
dc.date.issued | 2021-12-14 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24335 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The Brazilian population needs of a greater awareness and appreciation of the
country's natural resources, of the cultural potential that is around us and who are
responsible for its maintenance. The school community (especially public) normally
have difficulty of access the innovative tools to diversify the school learning, that
could supply more options for the teachers and help to the content assimilation.
Between the tools the LandsCare system a social platform that have the intention to
promote a civil society more active and committed with the nature and patrimony
conservation, becoming a dynamizer and communicator of local rural life and to
those who travel through these territories, always aiming to give visibility to the
region, to your scenic values, of biodiversity and cultural, and to those who make
them possible. The main objective is to apply the Landscare system as an interactive
tool of knowledge of the landscape (natural and cultural) and for the enhancement of
ecosystem services (especially those of scenic and beauty and biodiversity). The
method used was a Qualitative Research applied, where researchers and
participants will be involved in a participatory way. The current version of the
application allows to enter information such as: nature; culture; routes and paths;
where to eat; where to sleep; what to do; local products and hosts (local guides). It
provides information on fauna, flora, history, geology, culture and curiosities of the
inserted points. The data of the natural, historical and cultural attractions were
collected in the city of Itaara-RS, in 2021, through targeted interviews with
connoisseurs of these and after, entering this information on the website. Later, the
website was used as a tool in classroom activities. After each cycle of data inserted
and activities, was evaluated if the use of the tool was effective and if it brought
benefits to the school. Despite some difficulties owing to sanitary restrictions and
technical problems, the system proved to be effective in disseminating information
about the environment, contributing to environmental education for students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Paisagem | por |
dc.subject | Patrimônio | por |
dc.subject | Serviços ecossistêmicos | por |
dc.subject | LandsCare | eng |
dc.subject | Landscape | eng |
dc.subject | Patrimony | eng |
dc.subject | Ecosystem services | eng |
dc.title | Uso do Sistema LandsCare como ferramenta para a Educação Ambiental | por |
dc.title.alternative | Use of the LandsCare System as a tool for Environmental Education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A população brasileira carece de uma maior tomada de consciência e valorização
sobre os recursos naturais do país, do potencial cultural que nos rodeia e quem são
os responsáveis por sua manutenção. A comunidade escolar (especialmente
públicas) normalmente tem dificuldades em acessar ferramentas inovadoras para
diversificar o aprendizado escolar, que poderiam proporcionar mais opções aos
professores e contribuir para a assimilação do conteúdo. Entre as ferramentas se
tem o sistema LandsCare uma plataforma social que tem a intenção de promover
uma sociedade civil mais ativa e comprometida com a conservação da natureza e do
patrimônio, convertendo-se em um dinamizador e comunicador da vida rural local e
a quem viajam por estes territórios, com o objetivo sempre de dar visibilidade à
região, a seus valores cênicos, de biodiversidade e culturais, e àqueles que os
fazem possível. O objetivo principal é aplicar o sistema LandsCare como uma
ferramenta interativa de conhecimento da paisagem (natural e cultural) e de
valorização dos serviços ecossistêmicos (especialmente os de beleza cênica e
biodiversidade). O método utilizado foi de uma Pesquisa Qualitativa aplicada, onde
os pesquisadores e os participantes estarão envolvidos de modo participativo. A
versão atual do aplicativo possibilita inserir informações sobre: natureza; cultura;
rotas e caminhos; onde comer; onde dormir; o que fazer; produtos locais e anfitriões
(guias locais). Disponibiliza informação sobre fauna, flora, história, geologia, cultura
e curiosidades dos pontos inseridos. Os dados dos atrativos naturais, históricos e
culturais foram levantados na cidade de Itaara-RS, no ano de 2021, através de
entrevistas direcionadas com conhecedores destes e após, inseridas estas
informações no site. Posteriormente o site foi usado como ferramenta nas atividades
em aula. Após cada ciclo de inserção dos dados e atividades, foi avaliado se o uso
da ferramenta foi efetivo e se trouxe benefícios para a escola. Apesar de algumas
dificuldades devido às restrições sanitárias e problemas técnicos, o sistema se
mostrou eficaz na difusão de informações sobre o meio ambiente contribuindo para
a educação ambiental aos alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |