Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorKrolow, Laura Regina Cardoso
dc.date.accessioned2016-11-24T13:42:37Z
dc.date.available2016-11-24T13:42:37Z
dc.date.issued2005-03-04
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2434
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis paper aims to introduce a reflexion about Environmental Education as a mediator between Agroecology and the farmer. Environmental Education is understood to be helpfull in the transition to a new production system, combining the farmer’s traditional knowlegde with the natural environment. Startin with a documental research, it was possible to acknowledge that the practice of agroecology is a permanent learning process that goes beyond the technical knowledge. The mixture of different knowlege and ideas is fundamental to the process of changing the production system. To reach sustainable agriculture, Environmental Education must be included in the process. It has been acquaintanced that Agroecology has the potential to rescue the relation between the farmer and the agroecossystem management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectTransiçãopor
dc.titleReflexões sobre a educação ambiental enquanto espaço de mediação entre a agroecologia e o agricultorpor
dc.title.alternativeReflections about the environmental education mediation space while between the agroecologi and the farmereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEsta monografia tem por objetivo geral, refletir sobre a Educação Ambiental (EA) como mediadora entre a Agroecologia e o agricultor. Compreende-se que a EA, pode ajudar na transição de sistemas de produção, articulando o saber/conhecimento tradicional do agricultor com o ambiente natural. A partir da pesquisa documental, percebeu-se que a prática agroecológica é um processo permanente de aprendizagem, muito além do conhecimento técnico-produtivo. A hibridação de saberes, conhecimentos e diálogos são fundamentais na mudança de sistema de produção. Logo, para a agricultura sustentável deverá ser incluída a prática da Educação Ambiental. Percebeu-se que a Agroecologia tem potencial para resgatar a relação dos agricultores com o manejo do agroecossistema.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples