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dc.contributor.advisorBortoluzzi, Odorico Antônio
dc.creatorDela Libera, Mari Lúcia Maier
dc.date.accessioned2016-12-27T12:26:08Z
dc.date.available2016-12-27T12:26:08Z
dc.date.issued2005-03-09
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2437
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe Vestibular Contest belongs the classificatory selective process to candidates to the degree courses of Santa Maria's Federal University and each new accomplishment breaks records in number of registrations. The Program of Entrance to the higher education (PEIES) was institutionalized in 1995 and it is an alternative modality of vestibular exam, seriate, where candidate makes proofs at the end of each one of the three years of the Medium Teaching. That modality already made possible the entrance of eight groups in Santa Maria's Federal University, totaling 3697 classified candidates. At the end of every day of proofs, of the conventional vestibular exam, there was a great interest, on the part of candidates, in accompanying their relative classificatory situation in the vestibular exam, especially after the third day of proofs, when it will only be lacking the accomplishment of the proofs of Portuguese Language and Brazilian Literature, besides the proof of composition of the conventional vestibular exam, in the which should decide among the conventional vestibular exam and PEIES. To render support to the candidates it was grew a methodology to esteem the student's classification, with base in the available information: number minimum, medium and maximum of successes in each course, as well as the number of candidates, the number of vacancies in the course and the average. The method has for main objective to approximate the number of successes for a normal distribution, esteeming the parameters non available with base in the obtained information. The statistical consultant ship it esteemed the 81 candidates' classification, after the end of the selective process, a research was accomplished the approved lists close to in the vestibular exam and PEIES, verifying candidates' situation and the reliability of the method. The analyses of the employed methodological procedures are based fundamentally in theoretical revisions of the Normal distributions and Binomial and the Central Theorem of the limit of Lindergerg in the version of Moive-Laplace, and it collects of data. The method showed excellent productive performance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjeção da classificaçãopor
dc.subjectIngresso ao ensino superiorpor
dc.subjectColeta de dadospor
dc.titleAvaliação do desempenho no vestibular/2003 projeção da classificaçãopor
dc.title.alternativeEvolution performance in the Vestibular/2003: projection of the classificationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoO Concurso Vestibular é o processo seletivo classificatório de candidatos aos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria e cada nova realização, bate recordes em número de inscrições. O Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES) foi institucionalizado em 1995 e é uma modalidade alternativa de vestibular, seriada, isto é, o candidato faz provas ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio. Essa modalidade já possibilitou o ingresso de oito turmas na Universidade Federal de Santa Maria, totalizando 3697 candidatos classificados. Ao final de cada dia de provas, do vestibular convencional, havia um grande interesse, por parte dos candidatos, em acompanhar a sua situação classificatória relativa no vestibular, em especial após o terceiro dia de provas, quando estará faltando somente a realização das provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, além da prova de redação do vestibular convencional, na qual deve decidir entre o vestibular convencional e o PEIES. Para prestar apoio aos vestibulandos desenvolveu-se uma metodologia para estimar a classificação do aluno, com base nas informações disponíveis: número mínimo, médio e máximo de acertos em cada curso, bem como o número de candidatos, o número de vagas no curso e a média. O método tem por objetivo principal aproximar o número de acertos por uma distribuição normal, estimando os parâmetros não disponíveis com base nas informações obtidas. A assessoria estatística estimou a classificação de 81 candidatos, após o término do processo seletivo, foi realizado uma pesquisa junto às listas de aprovados no vestibular e PEIES, verificando a situação dos candidatos e a confiabilidade do método. As análises dos procedimentos metodológicos empregados baseiam-se fundamentalmente em revisões teóricas das distribuições Normal e Binomial e o Teorema Central do limite de Lindergerg na versão de Moive-Laplace, e coleta de dados. O método mostrou excelente performance produtiva.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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