dc.contributor.advisor | Bortoluzzi, Odorico Antônio | |
dc.creator | Dela Libera, Mari Lúcia Maier | |
dc.date.accessioned | 2016-12-27T12:26:08Z | |
dc.date.available | 2016-12-27T12:26:08Z | |
dc.date.issued | 2005-03-09 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2437 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The Vestibular Contest belongs the classificatory selective process to candidates to
the degree courses of Santa Maria's Federal University and each new
accomplishment breaks records in number of registrations. The Program of Entrance
to the higher education (PEIES) was institutionalized in 1995 and it is an alternative
modality of vestibular exam, seriate, where candidate makes proofs at the end of each
one of the three years of the Medium Teaching. That modality already made possible
the entrance of eight groups in Santa Maria's Federal University, totaling 3697
classified candidates. At the end of every day of proofs, of the conventional vestibular
exam, there was a great interest, on the part of candidates, in accompanying their
relative classificatory situation in the vestibular exam, especially after the third day of
proofs, when it will only be lacking the accomplishment of the proofs of Portuguese
Language and Brazilian Literature, besides the proof of composition of the
conventional vestibular exam, in the which should decide among the conventional
vestibular exam and PEIES. To render support to the candidates it was grew a
methodology to esteem the student's classification, with base in the available
information: number minimum, medium and maximum of successes in each course, as
well as the number of candidates, the number of vacancies in the course and the
average. The method has for main objective to approximate the number of successes
for a normal distribution, esteeming the parameters non available with base in the
obtained information. The statistical consultant ship it esteemed the 81 candidates'
classification, after the end of the selective process, a research was accomplished the
approved lists close to in the vestibular exam and PEIES, verifying candidates'
situation and the reliability of the method. The analyses of the employed
methodological procedures are based fundamentally in theoretical revisions of the
Normal distributions and Binomial and the Central Theorem of the limit of Lindergerg
in the version of Moive-Laplace, and it collects of data. The method showed excellent
productive performance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Projeção da classificação | por |
dc.subject | Ingresso ao ensino superior | por |
dc.subject | Coleta de dados | por |
dc.title | Avaliação do desempenho no vestibular/2003 projeção da classificação | por |
dc.title.alternative | Evolution performance in the Vestibular/2003: projection of the classification | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Estatística e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | O Concurso Vestibular é o processo seletivo classificatório de candidatos aos cursos
de graduação da Universidade Federal de Santa Maria e cada nova realização, bate
recordes em número de inscrições. O Programa de Ingresso ao Ensino Superior
(PEIES) foi institucionalizado em 1995 e é uma modalidade alternativa de vestibular,
seriada, isto é, o candidato faz provas ao final de cada um dos três anos do Ensino
Médio. Essa modalidade já possibilitou o ingresso de oito turmas na Universidade
Federal de Santa Maria, totalizando 3697 candidatos classificados. Ao final de cada
dia de provas, do vestibular convencional, havia um grande interesse, por parte dos
candidatos, em acompanhar a sua situação classificatória relativa no vestibular, em
especial após o terceiro dia de provas, quando estará faltando somente a realização
das provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, além da prova de redação
do vestibular convencional, na qual deve decidir entre o vestibular convencional e o
PEIES. Para prestar apoio aos vestibulandos desenvolveu-se uma metodologia para
estimar a classificação do aluno, com base nas informações disponíveis: número
mínimo, médio e máximo de acertos em cada curso, bem como o número de
candidatos, o número de vagas no curso e a média. O método tem por objetivo
principal aproximar o número de acertos por uma distribuição normal, estimando os
parâmetros não disponíveis com base nas informações obtidas. A assessoria
estatística estimou a classificação de 81 candidatos, após o término do processo
seletivo, foi realizado uma pesquisa junto às listas de aprovados no vestibular e
PEIES, verificando a situação dos candidatos e a confiabilidade do método. As
análises dos procedimentos metodológicos empregados baseiam-se
fundamentalmente em revisões teóricas das distribuições Normal e Binomial e o
Teorema Central do limite de Lindergerg na versão de Moive-Laplace, e coleta de
dados. O método mostrou excelente performance produtiva. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |