Uma implementação de Risk para competição e aprendizado em IA
Resumo
Junto com a evolução da inteligencia artificial (IA), os jogos tem se mostrado cada vez
mais um importante ambiente para treino e testes nesta área. Isso se dá por serem ambientes
controlados e de fácil repetição. Além disso, eles também têm sido amplamente
utilizados como ferramenta de educação na área de IA. Para complementar esse ensino,
competições também são utilizadas. Pois além de gerar interesse e motivar, conseguem
produzir conteúdos para os próximos estudantes que forem estudar ou pesquisar sobre a
área. Pensando nisso, este trabalho propõe a implementação do jogo de tabuleiro Risk,
com uma arquitetura simplificada e direcionada a competição entre agentes (IA), onde a
comunicação entre o jogo e o agente será feita através de arquivos JSON, permitindo
a implementação dos agentes em diferentes linguagens com suporte a leitura e escrita
desse tipo de arquivo. Risk é um jogo totalmente observável, estocástico e baseado em
turno, essas características permitem a criação de diversos métodos de IA, dos simples
até os mais complexos. O objetivo é desenvolver um ambiente com interface visual para
competições de IA, que seja simples e de fácil implementação dos seus agentes, onde estudantes
com diversos níveis de conhecimento possam utilizar com uma grande liberdade.
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