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dc.creatorEly, Gabriela Zenatti
dc.date.accessioned2014-05-12T14:31:13Z
dc.date.available2014-05-12T14:31:13Z
dc.date.issued2013-02-07
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/243
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe article reports on the experience with the action continuing education conducted by multidisciplinary integrated residence (RMI) with professionals from the Psychiatric Emergency Room of a hospital university education in order to foster critical thinking about the role of reflective tertiary line mental health care. We used a banner with theoretical content and a writing instrument with triggering the following question: what is the role of the psychiatric emergency room in the line of mental health care? The discussions took place in the everyday practical field of health professionals in the Emergency Psychiatric individual and collective actions within one month. Participated in the activity eight professionals who have expressed their views in writing on the document of continuing education, as well as three moments described by researchers proposing the team discussion of shifts in trade between shifts. The discussions and results converge to: legislation and health devices in perspective line mental health care; everyday health professionals in the psychiatric emergency room. We conclude that continuing health education seeks ways to accomplish the principles of the Unified Health System (SUS) enables the planning of health actions in perspective line mental health care.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação continuadapor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectEquipe interdisciplinar de saúdepor
dc.titleA educação permanente: (re) pensando saberes e fazeres na perspectiva da linha de cuidado em saúde mentalpor
dc.title.alternativeContinuing education: (re) thinking about knowledge and actions from the perspective of line mental health careeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO artigo relata a experiência referente à ação de educação permanente realizada pela residência multiprofissional integrada (RMI) junto aos profissionais do Pronto Socorro Psiquiátrico de um hospital de ensino universitário, com intuito de fomentar o pensar crítico reflexivo acerca do papel do serviço terciário na linha de cuidado em saúde mental. Foi utilizado um banner com conteúdo teórico e um instrumento escrito com a seguinte pergunta disparadora: qual o papel do pronto socorro psiquiátrico na linha de cuidado em saúde mental? As discussões ocorreram no campo prático do cotidiano dos profissionais de saúde do Pronto Socorro Psiquiátrico em ações individuais e coletivas no intervalo de um mês. Participaram da atividade oito profissionais que expressaram sua opinião por escrito no documento de educação permanente, assim como em três momentos descritos pelos pesquisadores, propondo a discussão em equipe nas trocas de plantões entre os turnos. As discussões e os resultados convergem para: legislação e dispositivos de saúde na perspectiva da linha de cuidado em saúde mental; cotidiano dos profissionais de saúde no pronto socorro psiquiátrico. Conclui-se que a educação permanente em saúde busca meios de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitando o planejamento das ações em saúde na perspectiva de linha de cuidado em saúde mental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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