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dc.creatorGonçalves, Jana Rossato
dc.date.accessioned2022-05-20T20:04:37Z
dc.date.available2022-05-20T20:04:37Z
dc.date.issued2022-03-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24402
dc.description.abstractApproximately 800,000 lives lost every year. In Brazil, this reality is no different, the country recorded more than 13,500 cases in 2019, being considered a public health problem. In the state of Rio Grande do Sul, the rates are high, even more so in rural areas. Suicide is considered a complex and multifactorial subject, which can affect anyone, of any age or social condition, with no specific cause that justifies its motivation. However, commonly the cases present some mental disorders, such as anxiety, depression, and also the signaling of intentions to people in the conviviality in periods that precede the fatality. Understanding the advancement of communication resources and the new dynamics of virtual relationships, these signs can also occur in the virtual environment. With this, the present work aimed to investigate the media communication built by suicidal users in digital social networks from their profile. The investigation of the cases took place in the period 2018 and 2020 from users of digital social networks who are residents of rural Rio Grande do Sul. The approach of the work permeated the research of the social field of quanti-qualitative, having as object of analysis the contents published in the personal profiles before the fatality. The relevant information that was collected are the characteristics of the users and their publications, considering that these may help to identify common parameters of behavior among suicides. Thus, it can contribute to the identification of a communication trend and the prevention of future cases. In conclusion, the present study found that in digital social networks, in most cases, there is no explicit speech about their intentions, but that there is a change in behavior and an implicit communication of deep suffering. Demonstrating that these communication channels can also be explored for suicide prevention.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSuicídiopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectRedes sociais digitaispor
dc.subjectPopulação do campopor
dc.subjectSuicideeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectSocial media digitaleng
dc.subjectRural populationeng
dc.titleA comunicação nas redes sociais digitais de suicidas do meio rural do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeThe communication on social media digital of suicide in the rural areas of Rio Grande do Suleng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoAs estatísticas mundiais referentes ao suicídio apontam para uma crescente de casos, são aproximadamente 800 mil vidas perdidas todo o ano. No Brasil essa realidade não é diferente, o país registrou em 2019 mais de 13.500 casos, sendo considerado um problema de saúde pública. No estado do Rio Grande do Sul os índices são elevados, ainda mais no meio rural. O suicídio é considerado um assunto complexo e multifatorial, podendo afetar qualquer pessoa, de qualquer idade ou condição social não existindo uma causa específica que justifique sua motivação. Porém, comumente os casos apresentam alguns transtornos mentais, como a ansiedade, depressão, e também a sinalização das intenções para pessoas do convívio em períodos que antecedem a fatalidade. Compreendendo o avanço dos recursos comunicacionais e as novas dinâmicas de relações virtuais, essas sinalizações também podem vir a ocorrer no meio virtual. Com isso, o presente trabalho teve por objetivo investigar a comunicação midiática construída pelos suicidas usuários nas redes sociais digitais a partir do seu perfil. A investigação dos casos ocorreu no período de 2018 e 2020 a partir de usuários de redes sociais digitais que são moradores do espaço rural do Rio Grande do Sul. A abordagem do trabalho permeou a pesquisa do campo social de caráter quanti-qualitativo, tendo como objeto de análise os conteúdos publicados nos perfis pessoais antes da fatalidade. As informações de relevância que foram coletadas são as características dos usuários e suas publicações, considerando que essas poderão auxiliar na identificação de parâmetros comuns de comportamento entre os suicidas. Podendo assim, contribuir na identificação de uma tendência comunicacional e na prevenção de futuros casos. Como conclusão, o presente estudo constatou que nas redes sociais digitais, na maioria dos casos, não existe uma fala explícita sobre as suas intenções, mas que há a mudança de comportamento e uma comunicação implícita de profundo sofrimento. Demostrando que esses canais de comunicação também podem ser explorados para a prevenção do suicídio.por
dc.contributor.advisor1Marin, Joel Orlando Bevilaqua
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2469734454387464por
dc.contributor.referee1Froner, Carla Cristine Mello
dc.contributor.referee2Pereira, Fabiana da Costa
dc.contributor.referee3Zanini, Maria Catarina Chitolina
dc.contributor.referee4Moura, Rosylaine
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4766648511741158por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentExtensão Rural e Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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